Como é organizada a educação no Brasil?

Como é organizada a educação no Brasil?

Como é organizada a educação no Brasil?

A educação escolar no Brasil está organizada em dois níveis: educação básica e educação superior. A Educação Básica está organizada da seguinte maneira: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação infantil (creche e pré-escola) destina-se ao atendimento de crianças de zero a cinco anos de idade.

O que é estrutura educacional?

É a forma de como se organiza a educação regular no Brasil. ... A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior.

Como é a organização da educação básica?

A educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com o art. 21 da Lei n.º 9.394/96, a educação escolar (não a educação básica), além das três citadas anteriormente, compõe-se também do nível superior.

O que é estrutura e funcionamento da educação?

A estrutura e o funcionamento da educação básica são definidos legalmente. ... Toda essa trajetória é necessária para entender os caminhos trilhados pela legislação educacional até redundar no atual sistema, definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, vigente no país atualmente.

O que é estrutura de funcionamento?

Na perspectiva da LDB atual Nº. 9394/96 a Estrutura e Funcionamento, Possui duas dimensões: vertical- diferentes níveis de ensino (educação básica e ensino superior); horizontal- diferentes modalidades de ensino (educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial).

Quanto à organização da educação nacional de acordo com a LDB?

Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Correta Quanto à organização da educação nacional, de acordo com a LDB 9.394/96, ela estrutura em dois níveis, quais sejam: Resposta Selecionada: Corretac. ... Educação Básica, Ensino Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. e. Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.

Como é a organização e gestão da educação básica?

A organização escolar reúne pessoas interagindo entre si e age via estruturas e processos organizativos próprios, com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino e aprendizagem. A escola para realizar esses objetivos necessita de uma gestão para a tomada de decisões e a direção e controle dessas decisões.

O que é estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio?

A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – (Lei n.º 9.394/96). Segundo a LDB, a educação escolar compõem-se de: educação básica, formado pela educação infantil, ensino fundamental e médio; e educação superior.

Qual o sentido de organização?

  • Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na disposição e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

Qual a origem da palavra organização?

  • Organização é uma palavra originada do Grego " organon " que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha.

Quais são os conceitos de Educação?

  • Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Qual é o significado da Educação?

  • Nos dicionários, a educação aparece definida como: “ação e efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino” – Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa, Caldas Aulete.

Postagens relacionadas: