Quais são os coliformes fecais?

Quais são os coliformes fecais?

Quais são os coliformes fecais?

Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes.

O que indica a presença de coliformes fecais na água?

Quando se faz a análise da água e se encontra contaminação por coliformes fecais significa que naquele local houve descarga de esgoto em período recente, o que aumenta a probabilidade de haver ali ovos e larvas de parasitas intestinais, visto que, estas formas também podem ser eliminadas com as fezes.

Quanto de coliformes fecais na água?

Para rios de água doce, a resolução CONAMA estabelece que os coliformes termotolerantes (os que já mencionamos nesta postagem e outros) não devem passar de 200 coliformes por ml em pelo menos 80% ou mais, de pelo menos 6 amostras, coletadas durante o período de um ano, com frequência bimestral.

Quais doenças podem ser veiculadas pela presença de coliformes fecais na água?

A identificação de coliformes é feita facilmente, já que as bactérias pertencentes a esse grupo fermentam a lactose do meio de cultura, produzindo gases que são observados nos tubos de ensaio. As principais doenças de veiculação hídrica são a cólera, hepatite infecciosa tipo A e B, febre tifóide, gastroenterite.

Quanto tempo vive coliformes fecais?

Coliformes fecais são capazes de crescer na presença de sais biliares ou agentes de superfície semelhantes, são oxidase negativa, e a produção de ácido e gás a partir de lactose no prazo de 48 horas a 44 ± 0,5 ° C.

Como eliminar os coliformes fecais da água?

A ebulição também é eficaz para purificar a água de coliformes, especialmente a água potável que é necessária em quantidades relativamente pequenas. A água fervida por um minuto mata todas as bactérias. O lado oposto é que este método é muito caro e requer muita energia.

O que indica a presença de coliformes fecais no alimento?

Coliformes em níveis normais encontrados em alimentos são eliminados pela maioria das condições de processamento térmico (por exemplo, pasteurização de leite). Portanto, sua presença em um alimento geralmente indica um processo térmico inadequado ou contaminação pós-processamento.

Como eliminar coliformes fecais na água?

A partir desta constatação, o óbvio é utilizar um agente higienizador capaz de destruir os coliformes e nada é mais recomendado para esta situação do que o hipoclorito de sódio ou, na linguagem popular, água sanitária, produto capaz de matar até mesmo o vibrião colérico, bactéria que causa a cólera, mas que, segundo ...

Como fazer análise de coliformes fecais?

Para confirmação de Coliformes fecais, segundo FORSYTHE (2002), utiliza-se o caldo EC (Escherichia coli), por eles serem definidos como coliformes capazes de fermentar a lactose, com produção de gás, no período de 48 horas, a 45,5oC.

Qual a temperatura das bactérias coliformes fecais?

  • As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 °C, temperatura suficiente que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases .

Quais são os coliformes que causam doenças?

  • No entanto, existem certos coliformes que causam doenças, sendo a maioria estirpes de E. coli (outras podem incluir estirpes oportunistas de Enterobacter sakazakii e Citrobacter freundii): – Podem causar síndrome urêmico-hemolítica (HUS) – toxinas no sangue, doença renal. Pode ser fatal em jovens e idosos em risco.

Qual a aplicação mais comum de bactérias coliformes?

  • Uma das aplicações mais comuns de bactérias coliformes como organismos indicadores está na sua associação com condições higiênicas e de qualidade geral, especialmente no que se refere aos alimentos processados termicamente.

Qual o critério para a detecção de coliformes?

  • Esse teste, denominado temperatura elevada foi sendo utilizado como critério suficiente para a detecção de coliformes fecais. Estudos mais avançados têm revelado ser esse critério insuficiente para essa finalidade (Duncan,1988).

Postagens relacionadas: