O que é a operação de desconto de duplicata?

O que é a operação de desconto de duplicata?

O que é a operação de desconto de duplicata?

Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita à prazo.

Como contabilizar desconto de títulos?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

Qual a classificação de duplicatas a receber?

A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei 11.941/09. Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante. Agora é classificada no Passivo Exigível, visto que se trata de verdadeiro financiamento bancário.

Como contabilizar antecipação de duplicatas?

O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante, pelo valor líquido dos encargos cobrados pelo banco.

O que se entende por desconto bancário ou desconto de duplicata?

O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias). Neste tipo de operação, o cliente recebe antecipadamente valor correspondente às suas vendas a prazo.

Quais são as taxas de juros cobradas em operações de desconto de títulos para antecipação de capital de giro?

Juros mensais Também chamados de taxas de desconto, são os descontos bancários que vão até o vencimento do documento. Geralmente, o seu valor é de 1,5% ao mês (ou 0,05% por dia corrido).

Como contabilizar pagamento com desconto?

Quando a empresa concede um desconto ao seu cliente, na hora do recebimento de um título, o valor do desconto concedido precisa ser discriminado nos lançamentos contábeis, pois o valor recebido será diferente do valor previsto na apropriação.

Como fazer a contabilidade de uma factoring?

Como contabilizar as operações de Factoring? Ao vender os direitos creditórios para as empresas de factoring, a diferença entre o valor adquirido para o valor do título do crédito deve ser reconhecida para a correta apuração do lucro líquido de determinado período.

O que é uma duplicata a pagar?

A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais.

Como funciona a operação de desconto?

  • A operação de desconto é inversa e a operação da capitalização consiste em se determinar um Valor Presente equivalente a um determinado Valor Futuro. Em termos práticos, as operações de desconto são realizadas com os títulos de crédito - os instrumentos de crédito que possuem garantias legais (duplicatas, notas promissórias, etc.).

Como funciona a operação de desconto de duplicatas?

  • Basicamente, a operação de desconto de duplicatas consiste na cessão ao banco de duplicatas a vencer, em troca do pagamento à vista de um valor menor que o valor de face desses títulos.

Qual o significado do termo desconto?

  • Conceito de Desconto. Em seu sentido mais amplo, o termo desconto se refere ao abatimento ou redução de um determinado valor, no entanto, a palavra apresenta referências mais rigorosas de acordo com o contexto empregado.

Qual é o desconto da economia?

  • No caso da economia, o desconto é um adiantamento de recursos feito pelo banco sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias).

Postagens relacionadas: