Qual o tratamento para o câncer de fígado?

Índice

Qual o tratamento para o câncer de fígado?

Qual o tratamento para o câncer de fígado?

As opções de tratamento incluem ablação, embolização ou ambos. Outras opções podem incluir terapia alvo, imunoterapia, quimioterapia (sistêmica ou por infusão da artéria hepática) e/ou radioterapia. Em alguns casos, o tratamento reduz o tumor possibilitando a cirurgia (hepatectomia parcial ou transplante).

O que pode ser uma mancha no fígado?

Hemangioma no fígado (hepático): o que é, sintomas e como tratar. O hemangioma no fígado é um pequeno nódulo formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, que, normalmente, é benigno, não evoluindo para câncer e não provocando sintomas.

Quais os sintomas de tumores no fígado?

Os sinais e sintomas do câncer de fígado podem incluir:

  • Perda de peso.
  • Falta de apetite.
  • Sensação de plenitude após uma refeição leve.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Fígado aumentado.
  • Baço aumentado.
  • Dor abdominal.
  • Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome.

Como tratar nódulo no fígado?

Muitos casos de nódulo no fígado são apenas um cisto. Os cistos são geralmente simples, benignos e não causam sintomas e, por isso, não precisam de tratamento. Quando são causados por parasitas, podem causar sintomas e precisam de remoção por cirurgia ou drenagem de seu conteúdo.

Quanto tempo vive uma pessoa com câncer no fígado?

Quando já não é possível alcançar a cura do câncer no fígado, o tempo de sobrevida é de aproximadamente 5 anos, mas esse valor pode variar de acordo com o grau de desenvolvimento da doença e outras doenças do paciente.

Como é diagnosticado o câncer de fígado?

Os principais exames para visualizar lesões de fígado são a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Outro exame útil é a dosagem da alfafetoproteína (AFP), proteína liberada no sangue pela maioria dos tumores hepáticos de natureza maligna.

O que pode causar o câncer de fígado?

O fator de risco mais comum para câncer de fígado é a infecção crônica por vírus da hepatite B ou C. Essas infecções levam à cirrose hepática e são responsáveis por tornar o câncer de fígado um dos mais incidentes em muitas partes do mundo.

Como funciona o fígado?

  • O fígado é a maior massa tecidual visceral do corpo humano, e consiste de quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado. Ele funciona ao receber e filtrar o sangue do canal alimentar, dos órgãos acessórios do trato digestivo e do baço. O suprimento sanguíneo do fígado é levado através da veia porta e da artéria hepática.

Qual o peso do fígado?

  • O fígado é a maior massa de tecido visceral do corpo humano, e consiste em quatro lobos, conforme listados abaixo: Ele pode pesar até dois quilogramas e é responsável por 2% do peso corporal total de um adulto.

Quem é um especialista em fígado?

  • Um especialista em fígado é conhecido como um hepatologista, e você precisa de ser encaminhado pelo seu médico de família ou clínico geral.

Quais são as principais doenças de fígado?

  • Cirrose alcoólica e hepatite são as principais doenças de fígado que levam ao aparecimento do carcinoma hepatocelular. Por isso, é muito importante que se faça o acompanhamento correto com o hepatologista, quando existe risco de desenvolver essas doenças, de forma a diminuir as chances de câncer. Assim, se a pessoa tiver:

Postagens relacionadas: