O que pode causar útero retrovertido?
Índice
- O que pode causar útero retrovertido?
- Quem tem útero retrovertido sente dor?
- Quais são os sintomas de útero Retrovertido?
- Quais posições que pode engravidar?
- Como o útero vira?
- Como é mantido o útero retrovertido?
- Qual a origem da retroversão uterina?
- Por que o útero retroverso está mais associado aos casos de endometriose?
- Por que o útero invertido pode ser normal?

O que pode causar útero retrovertido?
Noutras, a retroversão pode ser adquirida nas seguintes circunstâncias: durante o parto (posição em geral transitória), pela flacidez dos ligamentos que fixam o útero à pelve ou a outros órgãos, pela presença de miomas ou de cicatrizes provocadas por focos da endometriose ou por infecções pélvicas.
Quem tem útero retrovertido sente dor?
Alguns dos sintomas que indicam a retroversão do útero são dores durante o ato sexual (dispareunia); cólicas menstruais fortes (dismenorreia); dor durante a evacuação (proctalgia); dor durante a micção (disúria), além de dor nas costas e na coluna lombar. É importante registrar que útero retrovertido não é doença.
Quais são os sintomas de útero Retrovertido?
Sintomas do útero invertido
- Dor na região dos quadris;
- Fortes cólicas antes e durante a menstruação;
- Dor durante e após o contato íntimo;
- Dor ao urinar e evacuar;
- Dificuldade para usar absorventes internos;
- Sensação de pressão na bexiga.
Quais posições que pode engravidar?
De acordo com os exames, a ponta do pênis fica diretamente alinhada ao colo do útero tanto na posição 'missionário', na qual o homem fica em cima da mulher, e a 'de quatro'. Nessa última posição, o esperma teve um alcance mais profundo.
Como o útero vira?
O útero retrovertido acontece quando o útero está virado em direção à coluna vertebral e ao reto ao invés de estar projetado para frente do abdome como acontece normalmente. Apesar de não interferir na vida da mulher na maioria dos casos, a condição pode trazer algum desconforto dependendo de seu tipo.
Como é mantido o útero retrovertido?
- Ele é mantido no lugar por meio de diversos ligamentos. No entanto, estudos mostram que, entre 15% e 25% das mulheres apresentam o útero retrovertido. Ou seja, o órgão está fletido para trás, com o fundo em forma de cúpula virado na direção da coluna vertebral e do reto, porção final do intestino grosso.
Qual a origem da retroversão uterina?
- Nesses casos, a retroversão uterina pode ser decorrente de aderências resultantes desses processos inflamatórios ou infecciosos. E essas aderências podem obstruir as trompas e o funcionamento normal do útero, podendo dificultar uma gravidez.
Por que o útero retroverso está mais associado aos casos de endometriose?
- Entretanto, o útero retroverso está mais associado aos casos de endometriose, uma doença inflamatória crônica do tecido endometrial fora da cavidade uterina.
Por que o útero invertido pode ser normal?
- Útero invertido e parto normal Geralmente, o parto em caso de útero invertido pode ser normal, não sendo necessário uma cesárea só por esse motivo. Na maioria das vezes, até à 12ª semana de gestação, o útero adota uma posição mais próxima do normal, virado para a frente e fletido sob a bexiga, o que facilita a ocorrência do parto normal.