O que são os discos intercalares presentes no músculo cardíaco?

Índice

O que são os discos intercalares presentes no músculo cardíaco?

O que são os discos intercalares presentes no músculo cardíaco?

Os discos intercalares são vistos como barras que atravessam transversalmente as fibras musculares cardíacas. São formadas por longos complexos juncionais e delimitam as extremidades de cada fibra muscular cardíaca.

O que são discos intercalares e qual a sua função no músculo cardíaco?

Os discos intercalares permitem a contração sincronizada do tecido cardíaco, e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. São compostos de Junções comunicantes e Junções de adesão.

Quais são os discos intercalares?

  • Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca. As células musculares cardíacas são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração.

Por que os discos intercalares afetam o coração?

  • Graças aos discos intercalares, um estímulo recebido em uma região do coração é repassado para todas as células musculares estriadas cardíacas, levando todo o coração a se contrair.

Qual a particularidade do músculo cardíaco?

  • Uma particularidade do músculo cardíaco é que ele não depende da inervação nervosa como outros músculos.

Como funciona o músculo cardíaco?

  • No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica. ... mas o sistema nervoso atua apenas regulando o ritmo cardíaco às necessidades do organismo.

Postagens relacionadas: