O que são efeitos teratogênicos?
Índice
- O que são efeitos teratogênicos?
- Quais os principais agentes teratogênicos?
- O que é Teratogenia e quais suas principais causas?
- O que é teste de teratogenicidade?
- Quais são os efeitos do teratogênico na nossa espécie?
- Como é feita a identificação dos teratógenos para o homem?
- Quais são os princípios básicos de teratologia?
- Quais são os defeitos congênitos causas genéticas?

O que são efeitos teratogênicos?
Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência (Dicke, 1989).
Quais os principais agentes teratogênicos?
Exemplos de agentes teratogénicos biológicos
- Rubéola - causa cataratas congénitas no recém-nascido.
- AIDS - causa malformações crânio-faciais e atraso no crescimento intra-uterino.
- Sífilis - surdez, hidrocefalia, atraso mental, dentes e ossos anormais.
- Varicela - Distrofia muscular, atraso mental.
O que é Teratogenia e quais suas principais causas?
Um agente teratogênico pode ser definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, pode produzir uma alteração na estrutura ou função da descendência.
O que é teste de teratogenicidade?
O objetivo geral do teste de teratogenicidade das drogas é identificar os agentes que podem ser teratogênicos durante o desenvolvimento humano e alertar mulheres grávidas do possível risco para o embrião (Schüller et al, 2002; Opitz, 1982).
Quais são os efeitos do teratogênico na nossa espécie?
- HIV (Microcefalia, hipertelorismo, RCIU ) 2) TERATÓGENOS QUÍMICOS Apesar do conhecimento da teratogenicidade de diversas substâncias químicas em animais e até a associação destas com defeitos congênitos em humanos, são relativamente poucas as situações em que o efeito teratogênico foi devidamente comprovado na nossa espécie.
Como é feita a identificação dos teratógenos para o homem?
- Até hoje, a identificação dos teratógenos para o homem tem sido realizada principalmente pela observação inicial feita por clínicos atentos na prática médica diária, através de relatos de caso. Este foi o caso, por exemplo, da rubéola e da talidomida (Lenz, 1992).
Quais são os princípios básicos de teratologia?
- Princípios básicos de teratologia: A susceptibilidade a agentes teratogênicos varia segundo o estágio de desenvolvimento do concepto no momento da exposição.
Quais são os defeitos congênitos causas genéticas?
- Com relação aos defeitos congênitos causas genéticas parecem ser responsáveis por 15-20% destes, fatores ambientais são reconhecidamente responsáveis por 7%, 20% são de etiologia multifatorial mas em mais de 50% dos casos a causa permanece desconhecida (Kalter & Warkany, 1983). 1.2. Princípios básicos de teratologia: