Quais são os equipamentos de proteção coletiva e individual?
Índice
Quais são os equipamentos de proteção coletiva e individual?
Equipamento de Proteção Individual ou Coletiva: qual devo...
- Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
- Proteção respiratória: máscaras e filtro;
- Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
- Proteção da cabeça: capacetes;
- Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
O que é equipamento de proteção coletiva?
A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.
Qual a diferença entre proteção individual e proteção coletiva?
- A proteção pode ser dividida em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), ambos com o mesmo objetivo, implementadas e sugeridas por profissionais da segurança no trabalho para prevenir acidentes.
Qual é o equipamento de proteção individual?
- O Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Qual a obrigação legal de proteção coletiva?
- E além de tudo isso, temos a obrigação legal, pois em caso de algum acidente, se for constatado que a empresa não fornecia as medidas de proteção coletiva adequadas, ela será responsabilizada pelo ocorrido.
Quais são os EPC’s para proteção coletiva?
- Além dos equipamentos acima referidos, são vários os EPC´s que podem ser utilizados para proteção coletiva, tais como: sinalizações de segurança, barreiras e proteções nos andaimes, proteção de circuitos elétricos e isolamentos acústicos, entre outros. Quais as principais diferenças entre os EPI’s e os EPC’s?