O que provoca a GIST?

Índice

O que provoca a GIST?

O que provoca a GIST?

A maioria dos GISTs não tem causa definida, porém algumas condições genéticas, de herança famliar, estão relacionadas ao desenvolvimento desse tipo de tumor. A mutação de certos genes, especialmente o c-KIT (receptor da proteína tirosina-quinase), é uma das causas atribuídas ao desenvolvimento do GIST.

Quais os sintomas de GIST?

A maioria dos GISTs ocorre no estômago ou intestino delgado....Outros possíveis sintomas dos GISTs podem incluir:

  • Dor abdominal.
  • Inchaço no abdome.
  • Náuseas e vômitos.
  • Sensação de saciedade.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • Problemas de deglutição.

O que é leiomioma GIST?

GIST (Gastrointestinal stromal tumor) é o tumor estromal do trato gastrointestinal que por muito tempo foi denominado "leiomioma" ou "leiomiossarcoma".

Como tratar GIST?

O imatinibe é geralmente o tratamento indicado para GISTs avançados que estão disseminados e não podem ser removidos cirurgicamente. Esse medicamento pode reduzir ou retardar o crescimento do tumor por alguns anos, aumentando a sobrevida de alguns pacientes.

Qual tratamento para GIST?

O principal tratamento para o GIST, quando ainda está localizado, é a ressecção cirúrgica visando a retirada completa da lesão . Algumas vezes a cirurgia pode ser extensa, com retirada de vários órgãos.

O que é estroma na mama?

Estroma é um tecido vascularizado que forma o suporte nutritivo e de sustentação de um órgão, glândula ou estrutura patológica. Por exemplo, na mama, as glândulas que produzem leite estão envoltas em estroma.

O que é o estroma de um tumor?

O tumor estromal gastrointestinal ou GIST (da sigla em inglês para gastrointestinal stromal tumors) é um dos sarcomas de partes moles, que tem origem num grupo de células chamadas células de Cajal, presentes na parede dos órgãos do trato gastrointestinal.

O que é CD117 positivo?

INTRODUÇÃO: Tumores estromais do trato gastrointestinal (GIST, do inglês gastrointestinal stromal tumors) são raros e não se sabe a causa. São originários das células intersticiais de Cajal, responsáveis pela motilidade intestinal e expressam a proteína CD117(c-Kit), que é sensível e relativamente específica para GIST.

Quais são os tipos de estroma?

  • Também possui células reticulares e de colágeno. Entre outros tipos de estroma estão: estroma epitelial dos rins (tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos do rim), do baço (tecido conjuntivo fibroso), do cérebro (tecido conjuntivo, nervo e vasos sanguíneos no cérebro), do timo , da medula óssea e da íris.

Por que a lesão é histopatológica?

  • Do ponto de vista histopatológico, a lesão é constituída por dois componentes, por um lado glândulas em fenda revestidas por cé- lulas epiteliais com camada mioepitelial sub- jacente, podendo apresentar aspectos hiper- plásicos focais.

Qual a diferença entre lesões fibro-epiteliais e lesões associadas?

  • LESÕES FIBRO-EPITELIAIS E LESÕES ASSOCIADAS É um grupo heterogéneo de lesões bifási- cas, que apresentam um componente epi- telial e um componente mesenquimatoso / estromal. Figura 1. Alterações fibroquísticas H&E 20 x Figura 2.

Qual é o estroma do tecido conjuntivo?

  • O estroma é um tecido conjuntivo composto por uma quantidade significativa de matriz extracelular. Essa matriz é composta de um tipo de gel líquido e viscoso, também chamado de substância fundamental amorfa e tecido conjuntivo fibroso.

Postagens relacionadas: