O que significa as pedras no poema de Cora Coralina?

Índice

O que significa as pedras no poema de Cora Coralina?

O que significa as pedras no poema de Cora Coralina?

Cora Coralina traz uma reflexão sensacional aos educadores no poema Aninha e suas Pedras, a ideia da recriação na vida de cada um através de um processo contínuo: “Recria tua vida, sempre, sempre”. Esse movimento propõe um recomeço… Remove pedras e planta roseiras e faz doces… Recomeça.

Qual era o objetivo do rei ao colocar aquela pedra no caminho?

Certamente o rei esperava que uma boa pessoa a retirasse do caminho, para que ela deixasse de ser um obstáculo para os pedestres e para evitar que alguém acidentalmente se machucasse com ela.

Por que guardo todas as pedras no caminho?

  • Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo… A frase abrange três tempos distintos: passado, presente e futuro. Por um lado o autor fala das suas experiências passadas e reconhece que as suas vivências difíceis deixaram lembranças e duras marcas.

Qual a diferença entre uma pedra e a outra?

  • Uma das pedras precisa ser a base, deve ser maior e mais pesada do que as outras. O lado polido fica mais bonito para cima, mas faz a pedra de cima escorregar. Observe o peso e o formato de cada pedra. Como você acha que ela se encaixaria no conjunto? Passe os dedos pela superfície, conheça-a.

Por que uma pedra pode ser estável?

  • Uma pedra pode ser estável, mas tente colocar várias, uma por cima das outras e toda estabilidade desaparece para dar lugar a algo tão frágil que o sopro da brisa pode rapidamente destruir... Por isso, as pedras empilhadas falam de equilíbrio e de impermanência.

Por que as pedras empilhadas falam?

  • Por isso, as pedras empilhadas falam de equilíbrio e de impermanência. Falam de paciência e de recomeço. Falam de persistência e de submissão. Falam de rir quando toda pilha desaba pela milésima vez, falam de sintonia para perceber o peso de cada pedra e sua forma.

Postagens relacionadas: