O que ocorre na dessensibilização dos receptores?

Índice

O que ocorre na dessensibilização dos receptores?

O que ocorre na dessensibilização dos receptores?

A dessensibilização do receptor refere-se à responsividade diminuída que ocorre com a exposição repetida ou crônica ao agonista e é uma característica geral da maioria dos receptores de membrana de sinalização.

O que são receptores Fisiologicos?

Os receptores são macromoléculas que participam da sinalização química dentro da célula e entre diferentes células; podem estar localizados na membrana de superfície ou no citoplasma da célula (ver tabela Alguns tipos de proteínas fisiológicas e receptoras de fármacos).

O que estuda a farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica e Interações químicas)

O que é dessensibilização na farmacologia?

Quando doses extremamente elevadas de acetilcolina são usadas, o tecido torna-se menos sensível, mas não a todos os agonistas; isso é uma dessensibilização não específica. ... Isso pode ser consequência da perda de potássio intracelular.

Como ocorre o processo de dessensibilização?

Além de se restringir o uso do remédio que causa a alergia, outro procedimento vem dando bons resultados: é a dessensibilização, que consiste na administração gradativa de doses crescentes de medicamento em paciente reconhecidamente alérgico, até atingir a dose plena indicada para o tratamento.

Qual a capacidade de um fármaco se ligar ao receptor?

  • A capacidade de um fármaco se ligar a um receptor é determina pela sua afinidade. Após a ligação do fármaco-receptor, a capacidade dessa ligação ativar o receptor é dada como sua eficácia. Em geral ocorre a ligação do fármaco ao receptor e, então, uma resposta é gerada.

Qual o tempo de vida do fármaco-receptor?

  • O efeito farmacológico também é determinado pelo período de tempo em que o complexo fármaco-receptor persiste (tempo de residência). O tempo de vida do complexo fármaco-receptor é alterado por processos dinâmicos (mudanças de conformação) que controlam a velocidade de associação e dissociação do fármaco de seu alvo.

Qual a estrutura e funcionamento dos receptores?

  • Dependendo da complexidade que envolve a transdução de sinal de cada tipo de receptor, teremos velocidades diferentes para cada resposta. A melhor compreensão da estrutura e funcionamento dos receptores impulsionou a química farmacêutica e o desenvolvimento da modelagem molecular.

Qual é a definição do receptor?

  • Por definição, receptor é uma molecular que compõe um canal iônico com um sítio ativo para um fármaco, indica também uma molécula-alvo com a qual a molécula de um fármaco tem que se combinar para desencadear seu efeito específico. ... Fonte: RANG, H. P.; DALE, M. M. et Al - Farmacologia - 7a Edição

Postagens relacionadas: