O que eram os padres apologistas?

Índice

O que eram os padres apologistas?

O que eram os padres apologistas?

Os chamados Padres Apologistas foram aqueles cristãos que, a partir do século II d.C. escreveram, em diálogo com a Filosofia, defesas da sua fé a fim de obter o reconhecimento legal para ela diante do Império.

Quem foi um dos primeiros padres apologistas?

até ao ano 200 dedicou-se à defesa do cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir); até ao ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente de Alexandria e outros);

Qual a diferença entre padres apostólicos e padres apologistas?

Essa diferença que você cita, praticamente não existe. Todos são eclesiásticos, porém, os "Os Padres Apóstolos" apesar do termo padre na época ainda não definido como hoje, eles sentiam à necessidade do uso da filosofia para defender as doutrinas cristãs contra aqueles que a atacavam.

Quais são os principais nomes da Patrística?

Os nomes mais importantes da Patrística foram: Justino, Tertuliano, Orígenes, Atenágoras, Clemente, Eusébio, São Gregório Nazianzo, Santo Ambrósio, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Beda, Boécio e, é claro, Santo Agostinho.

O que são os apologistas?

Na Patrística, chamam-se apologistas alguns que, sobretudo no século II, se dedicaram a escrever apologias ao cristianismo, usando temas e argumentos filosóficos, notadamente platônicos e estoicos - que se mostraram compatíveis com a revelação cristã.

Quem foi Justino E o que ele defendia?

Tendo ingressado no cristianismo por volta de 130, o filósofo cristão afirma ter encontrado no cristianismo a única filosofia segura, que satisfaz todos os seus desejos. Justino nunca foi padre. Viveu em Roma como um simples membro da comunidade cristã.

Quem são os Padres Apostólicos?

  • 12. Os padres apostólicos A geração cristã que sucede aos apóstolos tem à sua frente bispos e presbíteros, entre os quais se destacam algumas figuras, luminosas por sua santidade, sabedoria e zelo doutrinal: os Padres Apostólicos. Seus escritos são muito parecidos com as epístolas do Novo Testamento.

Quais são as palavras chaves do padre apologistas?

  • Palavras chaves: Padres Apologistas. Apologias. Perseguição. Fé. Doutrina dos Apologistas. Sumário: Introdução 1. O contexto do século II e o surgimento dos Apologistas. 2. A teologia dos Padres Apologistas. 3. Filósofos Gentios e as Apologias Cristãs. 3.1. O conteúdo das apologias. 4. Os Padres Apologistas e sua Doutrina. 4.1.

Qual o apologista que merece mais destaque?

  • De todos os apologistas aquele que merece mais destaque, com certeza, é Justino. Martirizado pelo ano 165, era filho de uma família greco-pagã de Flavia Neapolis, antiga Siquém, na Palestina. Familiarizado com muitas correntes filosóficas, não encontrou nenhuma que lhe desse todas as respostas que procurava.

Qual a maior preocupação dos apologistas?

  • Uma das maiores preocupações dos apologistas era convencer as autoridades políticas de que os cristãos não eram inimigos do imperador nem do império. Falando sobre o imperador, Tertuliano disse que “nosso Deus o designou”, e Atenágoras defendeu a natureza hereditária do trono imperial, envolvendo-se assim na política da época.

Postagens relacionadas: