Quem são os peixes cartilaginosos?

Índice

Quem são os peixes cartilaginosos?

Quem são os peixes cartilaginosos?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.

O que os peixes ósseos e cartilaginosos têm em comum?

Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes.

Como é o corpo dos peixes cartilaginosos dê exemplos?

As características gerais dessa Classe são: esqueleto cartilaginoso, corpo coberto por escamas placóides, respiração também por brânquias, mas essas não possuem a proteção dos opérculos (exceção das quimeras), não possuem vesícula gasosa e, portanto, apresentam outros mecanismos para auxiliar na flutuabilidade (por ...

Como é o sistema nervoso dos peixes cartilaginosos?

O sistema nervoso desses animais é bastante desenvolvido, sendo formado por nervos e gânglios nervosos, o encéfalo e a medula espinhal. Em relação aos sentidos, os peixes apresentam poros laterais que percorrem longitudinalmente o corpo do animal que são conhecidos como linhas laterais.

Quais são os dois tipos de peixes?

Os peixes podem ser divididos tradicionalmente em dois grandes grupos: os peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e os peixes ósseos (Osteichthyes).

Qual característica não faz parte dos Condrictes?

Esses animais não possuem opérculo (placa que protege as brânquias), estando essa estrutura presente apenas nos peixes ósseos.

Quais as características das escamas Placoides?

Escama placoide é uma escama com estrutura parecida com a de um dente, pois é composta de esmalte, dentina, vasos e nervos. Têm origem na derme, são diminutas, podem ser substituídas e exclusivas dos peixes cartilaginosos, como as raias e cações. ... Os ferrões das raias são escamas placóides modificadas.

Quais são os peixes cartilaginosos?

  • Podemos citar como exemplos de peixes cartilaginosos o tubarão, arraia e o cação. Dentre os peixes ósseos, podemos citar o bagre, pintado e carpa. Os tubarões são peixes cartilaginosos. Observe o detalhe de suas fendas branquiais expostas.

Quais são as características dos peixes ósseos?

  • Os peixes ósseos apresentam, entre outras características, a presença de opérculo. A reprodução também é um fator importante. Enquanto os peixes ósseos possuem fecundação externa, os cartilaginosos possuem uma estrutura chamada clásper, que atua auxiliando na reprodução interna.

Por que os peixes possuem esqueleto?

  • Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Outra diferença marcante diz respeito às brânquias.

Por que os peixes ósseos precisam de barbatanas?

  • Ao contrário dos peixes cartilagíneos, e devido à presença de bexiga natatória, os peixes ósseos não necessitam das barbatanas para se manterem a flutuar, usando-as apenas para manobrar na água. Inclui um encéfalo distinto e órgãos dos sentidos desenvolvidos, nomeadamente:

Postagens relacionadas: