O que é placas de Randall?

Índice

O que é placas de Randall?

O que é placas de Randall?

PLACA DE RANDALL Ele observou que em 20% dos indivíduos existia depósito de fosfato de cálcio no interstício. Foi proposto então que esse local, denominado placa, seria o local ideal para fixação e crescimento de cálculos de oxalato de cálcio.

Como acontece a litíase?

A litíase renal é um achado frequente em pacientes com acidose tubular renal do tipo 1, ou distal, na qual ocorre deficiente secreção de íons hidrogênio em túbulos distais, resultando em urina alcalina e precipitação de hidroxiapatita.

Quais são os componentes alimentares que influenciam na Litogênese?

Fatores dietéticos como ingestão de alimentos pobres em cálcio, ricos em oxalato, ricos em sódio, ricos em proteínas de origem animal e baixa ingestão de líquidos estão também frequente- mente associados à gênese dos cálculos.

Quais os principais cristais responsáveis pela litíase renal?

Aproximadamente 75-80% dos pacientes com urolitíase apresentam cálculos de cálcio, sendo que a maioria destes são compostos primariamente de oxalato de cálcio e, com menor frequência, fosfato de cálcio. Os outros tipos principais incluem cálculos de ácido úrico, estruvita (fosfato de amônio magnesiano) e cistina.

O que quer dizer Nefrolitiase?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

O que causa litíase urinária?

A litíase urinária é provocada pela hiper-saturação da urina com um destes sais minerais e/ou uma diminuição da excreção de substâncias que inibem essa formação, como o citrato e o magnésio, entre outras.

Como ocorre a dor na urolitíase?

Os principais sintomas clínicos da urolitíase são: cólica renal, hematúria e sintomas urinários irritativos. A dor decorrente de cálculo urinário é típica e geralmente decorre da migração do cálculo com obstrução parcial ou completa do ureter.

Quais os fatores dietéticos que favorecem a litíase renal?

Em relação ao sobrepeso e à obesidade como fatores de risco para a formação de nefrolitíase, apesar de não haver consenso sobre tal associação, sugere-se que ela exista. Há evidências de que seja maior a probabilidade de os cálculos urinários ocorrerem em indivíduos cujas ocupações são sedentárias.

Que o alimento eleve a excreção de oxalato urinário?

A frutose aumenta a excreção renal de cálcio, oxalato, ácido úrico e outros fatores relacionados à formação de nefrolitíase. A presença de carboidratos, como a frutose, é necessária para a produção de oxalato. O excesso de sacarose também aumenta a eliminação urinária de cálcio.

Postagens relacionadas: