O que são planícies planaltos depressões e montanhas?

Índice

O que são planícies planaltos depressões e montanhas?

O que são planícies planaltos depressões e montanhas?

Os planaltos e planícies são as formas de relevo mais comuns em nosso planeta. Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. ... As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões.

Como são formadas as montanhas?

  • De modo geral, as montanhas são formadas durante milhões de anos e surgem basicamente de duas formas: por meio do movimento das placas tectônicas (fenômeno chamado de orogênese) ou através do processo denominado de vulcanismo. Nesse caso, são chamadas de montanhas vulcânicas, por exemplo, o Monte Fuji no Japão e o Kilimanjaro na África.

Quais são os planaltos?

  • Planaltos. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

Qual a diferença entre planaltos e planícies?

  • Planaltos e planícies são diferentes, mas não exatamente pela altitude. As planícies são áreas planas e geralmente baixas, no fundo dos vales e ao longo dos litorais. Mas podem também ocorrer em maiores altitudes. Nas planícies os rios correm encaixados, enquanto nos planaltos eles são escavados.

Quais são os planaltos continentais?

  • Finalmente, os planaltos continentais são formados longe das montanhas e cercados por planícies ou mares. Exemplos dos três casos são o Planalto Tibetano, as Montanhas Apalaches e o Planalto Antártico.

Postagens relacionadas: