O que é um polímero de adição?

Índice

O que é um polímero de adição?

O que é um polímero de adição?

Entre os polímeros artificiais, temos os de adição que, como o próprio nome indica, são formados pela adição ou soma de vários monômeros exatamente iguais entre si e sem que haja perda de massa. ...

Como são obtidos os polímeros de condensação citando seus principais exemplos?

Os polímeros de condensação são obtidos pela reação de dois monômeros, com eliminação de uma substância mais simples (a água, por exemplo). Vidros à prova de bala são feitos a partir de um polímero de condensação, o policarbonato.

Quais são os polímeros de adição?

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

Qual a diferença entre um polímero de adição e um polímero de condensação?

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

O que são polímeros tipo pet de exemplos?

Polietileno tereftalato, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.

Como funciona o polímero de adição?

  • Diferentemente do que acontece com os polímeros de adição, não é necessário que o monômero possua insaturação para gerar uma reação de condensação. Porém, é preciso que o seu grupo funcional seja repetido duas vezes, como um diálcool ou um diácido carboxílico.

Qual a estrutura mais simples dos polímeros de adição?

  • A estrutura mais simples dos polímeros de adição é a do polietileno. Imagine só as cadeias carbônicas mais complexas, quão extensas devem ser suas estruturas. Mas apesar de ser estruturalmente pequeno, o polietileno representa enorme importância para a indústria, é utilizado constantemente na obtenção de embalagens.

Quais são os polímeros artificiais?

  • Os cientistas tentaram imitar os polímeros naturais e conseguiram desenvolver polímeros artificiais, que são chamados no cotidiano de plásticos. Entre os polímeros artificiais, temos os de adição que, como o próprio nome indica, são formados pela adição ou soma de vários monômeros exatamente iguais entre si e sem que haja perda de massa.

Por que os polímeros são compostos?

  • Esses compostos recebem esse nome porque eles são macromoléculas, ou moléculas gigantes, formados por meio de reações de polimerização em que se unem vários monômeros (moléculas). Isto significa que os polímeros são formados por longas cadeias carbônicas compostas de “muitas partes”, na verdade, milhares de unidades que se repetem.

Postagens relacionadas: