Qual a classificação dos polissacarídeos?

Índice

Qual a classificação dos polissacarídeos?

Qual a classificação dos polissacarídeos?

Classificação dos polissacarídeos Homopolissacarídeos: apresentam um tipo de monossacarídeo. Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos. ... Polissacarídeos lineares: a união dos monossacarídeos resulta em uma cadeia linear.

Qual a função dos polissacarídeos?

  • As funções dos polissacarídeos são bem diversificadas, sendo as principais: reserva energética, sustentação e comunicação celular. Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades.

Quais são os polisacarídeos?

  • Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos formados a partir da polimerização de vários outros açúcares menores. Ou seja, são cadeias orgânicas de monossacarídeos , em formato linear ou ramificado, podendo ter diversos tamanhos.

Quais são os polissacarídeos ramificados?

  • Polissacarídeos Ramificados: Os componentes mais comuns são a Amilopectina e os glicogênios, ambos formam cadeias lineares interligadas à cadeia principal. Amido: O amido é a principal reserva energética dos vegetais, mas como assim?

Qual o peso molecular de um polissacarídeo?

  • Quando o número de monossacarídeos unidos através das ligações glicosídicas ultrapassa 10, temos um polissacarídeo. Esses polímeros apresentam elevado peso molecular, podendo ultrapassar 1.000.000 !!! Apesar de não apresentarem sabor doce, os polissacarídeos contribuem muito na textura dos alimentos.

Postagens relacionadas: