Quais as 4 regiões que definem a geometria de uma fieira descreva as funções de cada região?

Índice

Quais as 4 regiões que definem a geometria de uma fieira descreva as funções de cada região?

Quais as 4 regiões que definem a geometria de uma fieira descreva as funções de cada região?

A geometria da fieira é dividida em quatro zonas (ver figura abaixo): (1) de entrada; (2) de redução ( = ângulo de abordagem); (3) guia de calibração ou zona de acabamento; (4) de saída. Os materiais de construção dependem das exigências do processo (dimensões, esforços) e do material a ser trefilado.

Quais são as etapas do processo de trefilação?

ETAPAS PARA PROCESSO DE TREFILAÇÃO DE AÇO 1 – Laminação do material; 2 – Decapagem mecânica ou química; 3 – Processo de Trefilação; 4 – Tratamento térmico (quando aplicável).

O que é fieira quais as principais regiões dessa ferramenta?

De uma forma geral, a geometria da fieira consiste em quatro regiões importantes para o processo de trefilação: região 1 (ângulo de entrada), região 2 (ângulo de redução), região 3 (paralelo), região 4 (ângulo de saída).

Para que serve fieira?

Uma fieira é uma grossa placa de aço com furos graduados. Serve para reduzir a grossura do fio metálico.

Por que o fio deve ser trefilado?

  • A velocidade em que o fio deve ser trefilado varia de acordo com o material e a dimensão da redução. O fato de 'puxar' o material sem aquecimento prévio, exige maior força da máquina. Logo, pode causar exaustão antecipada do equipamento e fadigas no metal. Pra diminuir os efeitos da exaustão, existe a lubrificação.

Quais as aplicações para a trefilagem?

  • Existem muitas aplicações para a trefilagem como produção de fios elétricos, cabos, clipes de papel, corda para instrumentos musicais e raio para rodas. Da redução sucessiva de diâmetro de uma barra metálica maciça podem resultar barras, vergalhões e arames, dependendo do diâmetro do produto final.

Quais os defeitos nas peças trefiladas?

  • Defeitos nas peças trefiladas. O processo de Trefilação é um processo que não origina maiores problemas nas peças produzidas. A maioria dos defeitos é oriunda de desgaste nas fieiras, decapagem mal feita ou de aplicação de velocidades de tração associadas a índices de redução inadequados.

Quais são as técnicas de Descascamento do arame?

  • -Mecânica (descascamento), dobramento e escovamento. -Química (decapagem): com HCl ou H2S04diluídos. Lavagem: em água corrente. Recobrimento: comumente por imersão em leite de cal Ca(OH)2a 100°C a fim de neutralizar resíduos de ácido, proteger a superfície do arame, e servir de suporte para o lubrificante de trefilação.

Postagens relacionadas: