O que é um poema concreto e visual?

Índice

O que é um poema concreto e visual?

O que é um poema concreto e visual?

Assim como pudemos perceber, o poema visual, ou poema concreto, é composto pela linguagem verbal, e esta é complementada pela linguagem não verbal. ... Já a linguagem não verbal se constitui pela imagem da xícara de café, que foi formada pela maneira como se organizaram as palavras, isso é, a visualidade do poema.

Qual a diferença de poema visual e poema concreto?

GM – Há uma confusão entre as duas, porque ambas têm um apelo à imagem muito forte. Mas a poesia visual nem sempre se utiliza da palavra, ela passa sua mensagem pela imagem, tendo ela caracteres tipográficos ou não. Na poesia concreta a palavra está sempre presente, fragmentada, fundida, reinventada, mas está lá.

O que é concreto visual?

A principal característica do Concretismo é a geometrização e visualização da linguagem: há uma integração entre o som, a imagem e as palavras, além de uma forte ligação com a música, as artes visuais e o design.

Quais as características do poema concreto?

Características da poesia concreta Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.

Qual o objetivo da poesia concreta?

O poetas concretistas opunham-se à manifestação da subjetividade no poema, propondo, portanto, o fim do eu lírico. Além disso, um outro objetivo principal dos concretistas era eliminar o verso tradicional, dispondo as palavras de forma não linear com base na exploração do espaço gráfico da página.

Quais são os poemas visuais?

  • Os Poemas Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão; ganham destaque. Como se fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens.

Quais são os poetas concretos?

  • Os poetas concretos, representados aqui por Augusto de Campos (1931), foram em busca de uma nova linguagem que fosse capaz de provocar o leitor e tira-lo da sua zona de conforto. Em Pós-tudo, um poema ensimesmado, o autor reflete sobre o próprio fazer literário]

Qual a diferença entre poesia visual e poema visual?

  • A diferença é que a poesia visual não parte de um idealismo. Com isso, concluímos que um poema concreto pode ser visual, porém nem sempre um poema visual poderá ser considerado concreto.

Quais são as características da poesia concreta?

  • “A poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutural” (Manifesto da Poesia Concretista). Uma de suas características são as mudanças de hábitos do leitor de poesia, com predominância na “comunicação visual sobre a verbal” privilegiando os recursos gráficos das palavras e do desenho da poesia.

Postagens relacionadas: