Como usar os pronomes pessoais?

Índice

Como usar os pronomes pessoais?

Como usar os pronomes pessoais?

São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.

Como substituir pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais servem para substituir as três pessoas gramaticais do discurso....

  1. Meu pai me deu um carro de presente. (me equivale ao objeto indireto para mim.)
  2. Levei-o para o paraíso. (o é um objeto direto.)
  3. O vestibular pareceu-lhe fácil? (lhe é complemento nominal.)

Como usar o pronome EU?

O uso do pronomeeu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Quais são os pronomes?

  • Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos. Ouvir: Pronomes: o que são, tipos, funções e exemplos 0:00

Como são classificados os pronomes pessoais?

  • Eles variam em gênero e número e são classificados de acordo com a função que exercem e sua tonicidade. Quanto à função são divididos em: Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes pessoais do caso oblíquo. E, de acordo com a tonicidade, são classificados em: Pronome oblíquo átono ou Pronome oblíquo tônico. Pronomes pessoais retos.

Qual o significado do pronome “você”?

  • Assim, mesmo quando estamos falando com a pessoa (usando o discurso da 2ª pessoa), ao utilizarmos um pronome de tratamento, o verbo passa para a 3ª pessoa. O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento.

Por que o pronome “ele” pode ser chamado?

  • Nessa perspectiva, o pronome “ele” pode assim ser chamado porque substitui um substantivo: Jorge comprou uma bicicleta. Ele trabalhou durante um ano para conseguir economizar. Note que, nesses dois períodos, o pronome “Ele” substitui a palavra “Jorge”, que é um substantivo próprio.

Postagens relacionadas: