Quais são os pronomes do caso reto é obliquo?

Índice

Quais são os pronomes do caso reto é obliquo?

Quais são os pronomes do caso reto é obliquo?

- do caso reto: função de sujeito na oração. - do caso oblíquo: função de complemento na frase. Os pronomes oblíquos subdividem-se em: - oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição, são eles: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.

Qual é o pronome?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Quais são os pronomes oblíquos?

  • Esses pronomes conjugam verbos, com a função de sujeito como falei antes, mas também podem exercer função de predicativo do sujeito, vocativo, aposto e, raramente, objeto direto. Quando os pronomes exercem função de objeto direto são conhecidos como pronomes oblíquos e são assim classificados: 1a pessoa: me (singular), nos (plural).

Quais são os pronomes pessoais?

  • Os pronomes são palavras que estão em função do nome e são utilizados para substituir, acompanhar ou referir-se a ele. A gramática classifica-os em sete tipos, sendo os pronomes pessoais uma dessas tipologias. Na produção textual aparecem para evitar repetições, tornando a composição mais fluida e compreensível.

Qual o pronome de tratamento?

  • Mas existe um terceiro tipo de pronomes, estes são conhecidos como pronomes de tratamento e que de vez outra se fazem necessários na produção textual ou oral. Os Pronomes de Tratamento fazem alusão às pessoas do discurso de maneira cerimoniosa, normalmente. Nós usamos esses tipos de pronomes para nos dirigirmos às autoridades.

Qual a posição do pronome antes do verbo?

  • Existem algumas convenções a respeito da posição que o pronome ocupa em relação ao verbo. Dependendo do contexto, ele pode ficar antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou, em casos mais específicos, no meio do verbo (mesóclise). A próclise ocorre quando, antes do verbo, algumas palavras “atraem” o pronome oblíquo.

Postagens relacionadas: