O que é ativo e passivo contingente?

O que é ativo e passivo contingente?

O que é ativo e passivo contingente?

O ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência é confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade, segundo o CPC 25 que trata de Provisão, Passivo Contingente e Ativo Contingente.

Quais são os três requisitos para reconhecer uma provisão conforme CPC 25 Provisões passivos contingentes e ativos contingentes?

Uma provisão deve ser reconhecida quando:

  • a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
  • seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e.

O que são provisões no passivo?

Provisão contábil é uma terminologia utilizada para definir eventos que Reduzem o Ativo ou aumentam o Passivo, sendo necessários ajustá-los à efetiva realidade patrimonial. Resumidamente, uma provisão contábil (estimada ou não) representa a expectativa de perdas de ativo ou estimativa de valor a desembolsar.

Como contabilizar um ativo contingente?

Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

Como reconhecer um passivo contingente?

E o passivo contingente é aquele que não satisfaz nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis. Ou seja, são obrigações possíveis, que ainda podem – ou não – ser confirmadas. Isso faz com que a saída de recursos para liquidar com essa obrigação não seja provável.

Como calcular passivo contingente?

Não é possível determinar exatamente o que pode ser um passivo contingente, já que isso varia de empresa para empresa. No entanto, alguns dos mais comuns são os valores a ser pagos como resultado de processos trabalhistas, cíveis, tributários e ambientais.

Qual a diferença entre passivo contingente é reserva para contingência?

Vejam que as Reservas para Contingências são constituídas com base na destinação de parte do lucro líquido do exercício. Já as provisões para contingências, ao contrário, são constituídas por meio do reconhecimento de uma despesa, reduzindo o lucro auferido pela companhia.

Em quais hipóteses deve ser reconhecida uma provisão?

As provisões devem ser reconhecidas independentemente da existência de lucro ou de prejuízo no exercício. Já as reservas, só podem ser registradas somente se houver lucro no exercício.

Por que as provisões são contingentes?

  • As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência ( accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação. Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor.

Qual o significado do passivo contingente?

  • Exemplo de ativo contingente: uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto. O risco descreve a variabilidade de desfechos. Uma nova avaliação do risco pode aumentar o valor pelo qual um passivo é mensurado.

Qual é o ativo contingente?

  • Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

Como deve ser divulgado o passivo contingente?

  • Para cada classe de passivos contingentes deve ser divulgado: uma estimativa do seu efeito financeiro; uma indicação das incertezas relativas ao montante e vencimento das obrigações; a possibilidade de qualquer reembolso.

Postagens relacionadas: