Quais os efeitos da presença dos radicais livres no organismo humano?

Índice

Quais os efeitos da presença dos radicais livres no organismo humano?

Quais os efeitos da presença dos radicais livres no organismo humano?

Ouça em voz altaPausarSão moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os radicais livres podem combinar com outras moléculas do corpo e, com isso, serem aniquilados rapidamente, caso a produção deles seja pequena.

O que causa os radicais livres?

Ouça em voz altaPausarEntre elas estão a poluição do ar, a ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse e o uso de cigarro e álcool.

Como ocorre a lesão de reperfusão?

Ouça em voz altaPausarA lesão de reperfusão, também chamada de lesão de isquemia-reperfusão, pode ser definida como o dano que ocorre em determinado tecido com a restauração do fluxo sanguíneo, após um período de isquemia(13).

Como o antioxidante age no organismo?

Ouça em voz altaPausarOs antioxidantes atuam de duas formas sob os radicais livres: inibindo sua formação e reparando as lesões já causadas. A primeira está relacionada à inibição de reações em cadeia que envolvem sua formação; e o segundo, na remoção de células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares.

Qual a importância dos radicais livres para o organismo?

  • A formação dos radicais livres também é importante para o organismo no sentido de que eles podem interagir de forma violenta e não seletiva quando corpos estranhos entram em nosso organismo, combatendo-os.

Qual o efeito dos radicais livres no corpo?

  • Este é um dos efeitos mais visíveis dos radicais livres no corpo, e muitos estudos, como esse dos Anais Brasileiros da Dermatologia, de 2017, já demonstraram a relação entre o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce da pele. Existe, inclusive, uma teoria que afirma que o envelhecimento dos organismos ocorre pelo acúmulo deles nas células.

Como ocorre a produção de radicais livres?

  • Isso ocorreria porque, com o tempo, essas substâncias causariam danos que levariam à perda gradual da saúde, comuns do envelhecimento. Outro fator que leva a produção maior de radicais livres é o exercício, especialmente quando feitos em excesso, e isso ocorre devido à utilização maior de oxigênio.

Como os Radicais Livres atuam?

  • Assim, os radicais livres podem tanto atuar como agentes oxidantes por receber elétrons tanto como agentes redutores por doar elétrons. A quebra das ligações formando os radicais, bem como as ligações que os radicais realizam, é a base para explicar o mecanismo das reações orgânicas.

Postagens relacionadas: