O que acontece com o lixo eletrônico?

Índice

O que acontece com o lixo eletrônico?

O que acontece com o lixo eletrônico?

Quando descartado na natureza, metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel, que fazem parte da composição de alguns produtos elétricos e eletrônicos, podem entrar em contato com o solo, penetrando-o até poluir lençóis freáticos e, consequentemente, a água que consumimos.

Como deve ser o descarte do lixo eletrônico?

O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). ... A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”.

Porque o lixo eletrônico deve ser descartado de modo diferente do não eletrônico?

O lixo eletrônico contém metais pesados em seus componentes, como o mercúrio. Outros materiais de pilhas, baterias e processadores também são muito poluidores de rios e solos. Portanto, diferente da matéria orgânica, é preciso ter muito cuidado para não depositar no meio ambiente.

Por que o lixo eletrônico é tão perigoso?

Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Depois que perdem sua função, se o descarte desse lixo eletrônico for feito de modo incorreto, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

O que constitui o lixo eletrônico?

Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e-lixo são termos utilizados para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados por seus proprietários, sem a intenção de reutilizá-los.

Como é possível descartar resíduos eletroeletrônicos?

  • A iniciativa global, chamada de ECOMOTO, oferece opções de os consumidores descartarem resíduos eletroeletrônicos de forma apropriada em todo o Brasil. No site, além de um link para as lojas e assistências técnicas, a empresa dá dicas de procedimentos a serem tomados.

Qual o problema do descarte de eletroeletrônicos?

  • O descarte de eletroeletrônicos gera a necessidade de buscar mais matérias-primas para suprir o mercado. A exploração das matérias-primas de eletroeletrônicos, como os celulares, causa problemas sociais e ambientais ao redor do mundo. A logística reversa quebra este ciclo prejudicial ao fazer o material voltar ao produtor, ...

Qual a política nacional de resíduos sólidos?

  • O descarte incorreto da tinta proveniente desses cartuchos pode contaminar o solo e lençol freático, o que deixa o terreno inapropriado para uso e a água para consumo. O governo brasileiro criou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).

Postagens relacionadas: