Como funciona o teorema de Tales?

Índice

Como funciona o teorema de Tales?

Como funciona o teorema de Tales?

Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais.

O que é segmentos colineares?

Segmentos Colineares: dois segmentos de reta são colineares se estão em uma mesma reta.

Como esse segmento de reta é representado?

Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.

Qual a origem da Semirreta as?

Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.

Onde se aplica o teorema de Tales?

O teorema de Tales é uma importante ferramenta para geometria, pois auxilia no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações de semelhança de triângulos.

Como fazer cálculo de Teorema de Tales?

“Se duas retas são transversais a um conjunto de três ou mais retas paralelas, então a razão entre os comprimentos de dois segmentos quaisquer determinados sobre uma delas é igual a razão entre os comprimentos dos segmentos correspondentes determinados sobre a outra.”

Postagens relacionadas: