O que é serventias extrajudiciais?

Índice

O que é serventias extrajudiciais?

O que é serventias extrajudiciais?

As serventias extrajudiciais, nome mais técnico para os cartórios, são estabelecimentos nos quais são prestados os serviços notariais e de registro, os quais, conforme definição da Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, são aqueles de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, ...

Quais são as serventias extrajudiciais?

Cartórios, também chamados de serventias extrajudiciais, são locais onde funcionam serviços Notarias e Registros, onde se pratica diversos atos extrajudiciais. Por exemplo: escrituras, registros de Imóveis, Registros de nascimento, casamento, etc.

Como funcionam as serventias extrajudiciais?

1. Lugar onde se registram e guardam cartas ou documentos importantes; arquivo. 2. Repartição onde funcionam os tabelionatos, os ofícios de notas, as escrivanias da justiça, os registros públicos, e se mantêm os respectivos arquivos.

Qual a importância dos cartórios extrajudiciais?

Os notários e registradores cumprem uma missão muito importante perante a sociedade. O segmento extrajudicial tem contribuído imensamente com o poder público prestando informações relevantes a órgãos como a Receita Federal do Brasil, INSS, entre outros. ...

Quantas serventias extrajudiciais existem no Brasil?

Dos 23.128 cartórios no Brasil, 9.370 são ocupados por interinos (40,5%). As serventias vagas arrecadaram R$ 2,6 bilhões no ano passado.

Postagens relacionadas: