Qual a função do agente fiduciário?
Índice
- Qual a função do agente fiduciário?
- O que é trustee agente fiduciário?
- Quanto ganha um agente fiduciário?
- Como ser agente fiduciário?
- O que é o credor fiduciário?
- O que é regime fiduciário?
- Quais são os direitos e as remunerações oferecidas pelas debêntures?
- Quem pode ser agente fiduciário dos debenturistas?
- Qual a regulamentação do agente fiduciário?
- Qual o regime fiduciário da Companhia Securitizadora?
- Por que a função de agente fiduciário pode ser exercida pelo Banco Central do Brasil?
- Qual o regime fiduciário de Direitos Creditórios do agronegócio?

Qual a função do agente fiduciário?
O Agente Fiduciário é a instituição ou agente financeiro que tem como objetivo proteger os direitos das pessoas que investem em debêntures. Para atuar como Agente Fiduciário é necessário seguir regras específicas e sempre priorizar o interesse dos investidores, e não das instituições que emitem as debêntures.
O que é trustee agente fiduciário?
Agente Fiduciário é o agente financeiro ou outra entidade que, com autorização do BACEN, assume a responsabilidade de proteger os direitos dos investidores de debêntures. Em certas circunstâncias, a intervenção dessa figura nas operações de emissão pública e negociação de títulos é obrigatória.
Quanto ganha um agente fiduciário?
Salários de Dca Serviços Fiduciários
Cargo | Salário |
---|---|
Salários de Analista Financeiro na : 2 salários informados | R$ 2.702/mês |
Como ser agente fiduciário?
Nesse sentido, a CVM determina que somente as instituições financeiras previamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que tenham por objeto social a administração ou a custódia de bens de terceiros, podem ser nomeadas como agente fiduciário.
O que é o credor fiduciário?
Sua característica essencial é o fato de o devedor fiduciante (indivíduo que recorre a essa modalidade de financiamento para obter o bem desejado) transferir ao credor fiduciário (pessoa ou instituição financeira que concede o financiamento) a propriedade do bem que pretende adquirir, até que haja o pagamento completo ...
O que é regime fiduciário?
É o regime instituído sobre créditos imobiliários, unilateralmente pela companhia securitizadora. Por esse regime, os créditos são excluídos do patrimônio comum da companhia, passando a constituir patrimônio separado e não sendo alcançados no caso de falência da securitizadora.
Quais são os direitos e as remunerações oferecidas pelas debêntures?
Direitos e resgate O vencimento da debênture ocorre na data fixada na Escritura, que pode variar conforme as condições de emissão, podendo a companhia estipular amortizações parciais de cada série, bem como se reservar o direito de resgate antecipado, parcial ou total, dos títulos de mesma série.
Quem pode ser agente fiduciário dos debenturistas?
Pessoa física ou jurídica nomeada, que satisfaz os requisitos para o exercício de cargo em órgão de administração da companhia e, no caso de instituições financeiras, aquelas que, especialmente autorizadas pelo Banco Central, tenham por objeto a administração ou a custódia de bens de terceiros.
Qual a regulamentação do agente fiduciário?
- A regulamentação desses profissionais estabelece que a nomeação do agente fiduciário e sua aceitação para o exercício da função devem constar da escritura de emissão, do termo de securitização de direitos creditórios ou do instrumento equivalente.
Qual o regime fiduciário da Companhia Securitizadora?
- A lei 9514/97 dispõe que a companhia securitizadora poderá instituir regime fiduciário sobre créditos imobiliários, a fim de lastrear a emissão de certificados de recebíveis imobiliários, sendo agente fiduciário uma instituição financeira ou companhia autorizada para esse fim pelo BACEN.
Por que a função de agente fiduciário pode ser exercida pelo Banco Central do Brasil?
- Entretanto, a função de agente fiduciário também pode ser exercida por outras entidades autorizadas para esse fim pelo Banco Central do Brasil, quando previsto em lei específica.
Qual o regime fiduciário de Direitos Creditórios do agronegócio?
- E o artigo 39, da Lei 11076/04 estabelece que as companhias securitizadoras de direitos creditórios do agronegócio podem instituir regime fiduciário sobre direitos creditórios oriundos do agronegócio, o qual será regido, no que couber, pelas disposições expressas na lei 9514/76.