O que são os surfactantes?

Índice

O que são os surfactantes?

O que são os surfactantes?

Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação. ... Essa propriedade permite ao surfactante interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).

O que são surfactantes Sinteticos?

Tensoativos ou surfactantes são compostos orgânicos anfipáticos que apresentam em sua molécula uma parte polar e outra apolar. ... Os surfactantes sintéticos são economicamente mais viáveis. Entretanto, quando comparados aos biossurfactantes, provocam maior impacto ambiental.

Como são classificados os biossurfactantes?

Os biossurfactantes consistem em subprodutos metabólicos de bactérias, fungos e levedura que possuem as mesmas características dos surfactantes sintéticos. São classificados em glicolipídeos, lipopeptídeos e lipoproteínas, biossurfactantes poliméricos, fosfolipídeos e ácidos graxos.

Como o surfactante age no organismo?

O surfactante previne atelectasia e edema devido a diminuição da tensão superficial devido a diminuição da tensão superficial na interface ar – liquido alveolar; com isso melhora as trocas gasosas e diminui o trabalho respiratório tendo ainda trabalho lubrificante, protegendo as vias aéreas e promovendo o transporte ...

Como se escreve surfactante?

Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: surfatante ou surfactante. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: surfactante. Grafia no Brasil: surfactante.

Como funciona surfactante?

Um termo surfactante vem da palavra agente tensoativo. Elas são moléculas anfifílicas e, portanto, são absorvidas na interface ar-água. Na interface, eles se alinham de forma que a parte hidrofóbica fique no ar e a parte hidrofílica na água. Isso causará a diminuição das tensões superficiais ou interfaciais.

Como se originam os Biossurfactantes microbianos?

Alguns microorganismos podem produzir biossurfactantes quando crescem em diferentes substratos, variando desde carboidratos até hidrocarbonetos. O uso de diferentes fontes de carbono altera a estrutura dos biossurfactantes produzidos e, conseqüentemente, suas propriedades emulsificantes.

São exemplos de tensoativos?

Alguns exemplos de tensoativo aniônico usados em produtos no mercado são:

  • Lauril Éter Sulfato de Sódio (Sodium Laureth Sulfate);
  • Lauril Sulfosuccinato de Sódio (Disodium Laureth Sulfosuccinate);
  • Lauroil Sarcosinato de Sódio (Sodium Lauroyl Sarcosinate);
  • Lauril Éter Sulfato de Amônio (Amonium Laureth Sulfate).

Qual a concentração de moléculas de surfactante?

  • As moléculas de surfactante adicionadas após a saturação interagirão entre si formando agregados moleculares, denominados de micelas, no interior da fase polar (Figura 3A) e ou no interior da fase apolar (Figura 3B). A concentração na qual se inicia o processo de formação de micelas é denominada de concentração micelar crítica (cmc).

Como a adição de moléculas de surfactante diminui a tensão superficial?

  • A adição de mais moléculas de surfactante após a saturação da superfície entre as duas fases (polar/apolar) não diminuirá a tensão superficial.

Quais são os biossurfactantes?

  • Des sa forma, os biossurfactantes são uma alternativa promissora e seu consumo tem crescido cada dia mais. tensoativos, processos biotecnológicos, impactos ambientais Surfactantes sintéticos e biossurfactantes: vantagens e desvantagens

Postagens relacionadas: