Qual é a importância da preservação dos sítios arqueológicos?

Índice

Qual é a importância da preservação dos sítios arqueológicos?

Qual é a importância da preservação dos sítios arqueológicos?

Diante disso, a preservação destes patrimônios culturais brasileiros, evidencia-se na preservação da reconstrução do ambiente e da história local, assim como nos bens materiais ali presentes (material cerâmico, sepultamentos, artefatos líticos, restos faunísticos etc), para que possa ser mantido às gerações futuras.

Qual a importância de sua preservação?

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Como preservar os sítios arqueológicos no Brasil?

Redes metálicas de proteção: podem ser utilizadas para assegurar a preservação física dos sítios arqueológicos expostos a um risco grave de vandalismo, na pendência de medidas de proteção mais sérias. Podem ser simples redes de ferro reforçadas ou mantidas ao solo por blocos de cimento.

Porque é importante preservar a Serra da Capivara?

Além de um importante sítio arqueológico brasileiro é também a mais antiga e maior área de sítios pré-históricos do continente americano. Tais características atribuíram ao local o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Qual é a importância da preservação dos biomas?

Biomas brasileiros e sua biodiversidade Cada um desses ambientes abriga uma diversidade enorme de vegetação e de fauna. A biodiversidade presente nesses biomas está diretamente relacionada com a manutenção esse meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico.

Quais são os sítios arqueológicos?

  • - Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los.

Como é confirmado um sítio arqueológico?

  • Um Sítio Arqueológico só é confirmado após a visita de um Arqueólogo autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Após serem devidamente identificados, os vestígios são recolhidos, limpos, analisados e catalogados. Sendo que o IPHAN designará a instituição responsável pelo recebimento do material a ser preservado.

Quais são os vestígios arqueológicos?

  • Esses vestígios são considerados materiais arqueológicos desde que possuam características que identifiquem o passado histórico de uma determinada sociedade. Um Sítio Arqueológico só é confirmado após a visita de um Arqueólogo autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Qual o tipo de sítio arqueológico a céu aberto?

  • Um tipo de sítio arqueológico a céu aberto que pode ser facilmente reconhecido é o sítio megalítico. Talvez os exemplos mais conhecido de estruturas megalíticas sejam a famosa Stonehenge, na Inglaterra, ou as gigantes estátuas (os moais) da Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.

Postagens relacionadas: