O que são terpenos exemplos?

Índice

O que são terpenos exemplos?

O que são terpenos exemplos?

Os terpenos, também chamados de terpenoides, são substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais, principalmente pelas árvores coníferas. ... Os terpenos mais amargos e menos voláteis ou tóxicos, por exemplo, protegem as plantas de serem comidas por certos animais.

Como agem os terpenos?

Os terpenos atuam em receptores e neurotransmissores. Eles são propensos a combinar ou dissolver em lipídios ou gorduras. Eles agem como inibidores da captação de serotonina (semelhantes aos antidepressivos como o Prozac).

O que são lipídios terpenos Cite exemplos?

Terpenos são responsáveis pelo cheiro das plantas Todos os óleos essenciais são terpenos. ... Os terpenos também são óleos aromáticos que conferem às plantas uma variedade de sabor e aromas como o das frutas cítricas, frutas vermelhas, hortelã e pinho. Eles são secretados em glândulas, como os tricomas por exemplo.

O que caracteriza um terpeno?

As moléculas de terpenos são alcenos naturais que apresentam na sua composição ligações duplas de carbono (C=C), no qual a presença de oxigênio no composto o configura como terpenoide. ... Pode-se ainda observar outras funções químicas como álcoois, ácidos, cetonas, aldeídos, éteres, epóxidos terpênicos ou fenóis.

Quais são os tipos de terpenos?

De acordo com o número de unidades de isopreno, ou unidades C5 presentes, os terpenos são classificados como:

  • C5: hemiterpenos;
  • C10: monoterpenos;
  • C15: sesquiterpenos;
  • C20: diterpenos;
  • C30: triterpenos;
  • C40: tetraterpenos ou carotenoides;
  • unidades maiores: politerpenos.

O que é um Monoterpenoide?

Monoterpenos são hidrocarbonetos de fórmula química C10H16, formados por duas unidades isopreno, podendo ser cíclicos ou ramificados. Estes compostos encontram-se em muitas plantas e são o constituinte principal da resina.

Qual a função dos monoterpenos?

A função dos monoterpenos e sesquiterpenos nos óleos essenciais é vista de dois modos: ou agem como simples diluentes ou solventes dos derivados oxigenados ou como estabilizadores ou fixadores dos mesmos.

Como a rota dos terpenóides pode vir a interferir no crescimento das plantas?

No metabolismo, eles funcionam como constituintes da membrana, pigmentos fotossintéticos, substâncias de crescimento e hormônios vegetais. Além disso, eles agem como transportadores de glucosil em reações de glicosilação e estão envolvidos na regulação do crescimento celular (THOLL, 2006; HELDT & PIECHULLA, 2011).

Como são as moléculas de terpenos?

  • As moléculas de terpenos são alcenos naturais que apresentam na sua composição ligações duplas de carbono (C=C), no qual a presença de oxigênio no composto o configura como terpenoide. Pode-se ainda observar outras funções químicas como álcoois, ácidos, cetonas, aldeídos, éteres, epóxidos terpênicos ou fenóis.

Quais são as funções dos terpenos?

  • Pode-se ainda observar outras funções químicas como álcoois, ácidos, cetonas, aldeídos, éteres, epóxidos terpênicos ou fenóis. Todos os terpenos são constituídos pela união de cinco átomos de carbono, isto é, por estruturas básicas de isoprenos (C 5 H 8 ), que se polimerizam formando uma variedade de terpenos.

Por que as plantas produzem terpenos?

  • As plantas produzem os terpenos porque eles cumprem diversas funções na planta como protegê-la contra os herbívoros e patógenos e atuar na própria competição entre as plantas ou mesmo para fins de atração de organismos benéficos a elas, como animais polinizadores e dispersores.

Como são classificados os terpenos?

  • Os terpenos podem ser classificados de acordo com a quantidade de estruturas básicas de isopreno. O hemiterpeno (C 5) que além de alquilante está presente em espécies de plantas como o crisântemo, na forma de piretrinas; os monoterpenos (C 10) são encontrados em óleos essenciais ou essências como o mentol, citral, ...

Postagens relacionadas: