O que são topoi ou topicos?

Índice

O que são topoi ou topicos?

O que são topoi ou topicos?

Tópica vem da palavra topoi que vem de topos que significa lugar comum. É a forma de argumentação a partir de lugares comuns. Se considerados isoladamente, constituem a chamada tópica de primeiro grau. Se organizados, formam os chamados catálogos de topoi ou tópica de segundo grau.

O que é pensamento tópico?

O pensamento tópico pretende fornecer, pois, um modo de agir que se apresente como resposta a uma questão prática. Os problemas jurídicos seriam solucionados em particular, no caso específico, através do discurso retórico, e a partir daí se construiria uma norma geral.

O que é tópica no direito?

A tópica é uma parte da retórica conceituada por Theodor Viehweg como uma “técnica de pensar problemas.” Isto é, um estilo de pensamento, uma técnica de interpretação do direito cuja finalidade é indicar meios de como se agir diante de problemas, buscando sempre encontrar uma solução justa para qualquer caso.

O que significa a palavra topoi?

Os topoi são lugares comuns que as pessoas utilizam como ponto de partida de uma argumentação . A tópica surgiu na Grécia antiga através de Aristóteles.

Qual a principal tarefa da Topica jurídica?

A tópica seria, assim, uma arte de invenção (inventio) e, como tal, técnica do pensar problemático. Os vários tópicos teriam como função: (i) servir de auxiliar de orientação para o intérprete; (ii) construir uma guia de discussão dos problemas; (iii) permitir a decisão do problema jurídico em discussão.

O que é um lugar comum?

O lugar-comum (ou chavão ou clichê) é a frase, imagem, construção ou combinação de palavras que se torna desgastada pela repetição excessiva e perde a força original.

Pode-se afirmar sobre a Topica jurídica?

A tópica jurídica surge através da obra de Theodor Viehweg, sobretudo com a publicação de Topik und Jurisprudenz, em 1953. Resgatando ensino que remonta a Aristóteles, Viehweg defendeu que o pensamento jurídico é tópico, o que revolucionou a discussão acerca da metodologia do direito à época.

Postagens relacionadas: