O que é variação cultural?

Índice

O que é variação cultural?

O que é variação cultural?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

O que é variação cultural exemplos?

São exemplos de variedades socioeconômicas ou culturais: a língua culta e a língua popular, o jargão dos médicos e o dos jogadores de futebol. São variedades geográficas: o português do Brasil em relação ao português de Portugal e também os falares regionais como o paulista, o carioca, o sulista e o nordestino.

O que é variação estilística?

Variações estilísticas (diafásicas) As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.

O que é variação linguística regional?

Variação linguística regional (diatópica) Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.

O que é uma variação histórica?

As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.

O que é variação linguística histórica?

Variação linguística histórica (diacrônica) As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.

Quais são os exemplos de variação sociocultural?

  • Exemplos de Variação Sociocultural Exemplos de Tribos de Surfistas: Aloha - Saudação havaiana de boas vindas. Brother - Expressão usada no cumprimento de surfistas ou amigos próximos. (Fala, Brother!) Kaô - Papo furado (mó kaô= maior papo furado).

Quais são as variações sociais ou culturais?

  • Variações sociais ou culturais: Estão diretamente ligadas aos grupos sociais de uma maneira geral e também ao grau de instrução de uma determinada pessoa. Como exemplo, citamos as gírias, os jargões e o linguajar caipira.

Quais são as variações regionais?

  • Variações regionais: São os chamados dialetos, que são as marcas determinantes referentes a diferentes regiões. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando também esta modalidade estão os sotaques, ligados às características orais da linguagem.

Quais são as variações lingüísticas?

  • Tais variações, que às vezes são pouco perceptíveis e outras vezes bastantes evidentes, recebem o nome genérico de variedades ou variações lingüísticas. Agrupa alguns fatores de diversidade:o nível sócio-econômico, determinado pelo meio social onde vive um indivíduo; o grau de educação; a idade e o gênero.

Postagens relacionadas: