O que é ventilação protetora?

O que é ventilação protetora?

O que é ventilação protetora?

De forma simples, a ventilação mecânica protetora é aquela na qual o ventilador é ajustado para que não hajam lesões nos pulmões.

O que é a estratégia protetora de ventilação pulmonar?

Estratégias de ventilação pulmonar protetora, que utiliza volume corrente fisiológico e nível apropriado de pressão positiva no final da expiração (PEEP), tem sido a principal modificação das últimas décadas para reduzir a possibilidade de lesão pulmonar pela VM.

Quais as estratégias de ventilação mecânica protetora no paciente com SARA?

Uma estratégia protetora de ventilação mecânica (com volume e pressão limitados) reduz a mortalidade, no curto prazo, de pacientes com SARA. Esse estudo sugere que o uso da ventilação protetora na prática clínica associa-se a uma maior sobrevida em 2 anos.

Como realizar ventilação protetora na Sara?

Use ventilação protetora:

  1. Volume corrente 6 ml/kg.
  2. FiO2 < 60%
  3. PEEP mínimo 5-8 cmH2O.
  4. “Driving pressure” ≤ 15 cmH20 → esse é conceito novo! A diferença entre a pressão inspiratória de platô e a PEEP não deve ultrapassar 15 cmH2O, para evitar trauma por volutrauma.

Qual a importância da ventilação protetora?

O uso de baixos volumes correntes pode reduzir a lesão pulmonar por hiperdistensão e diminuir a liberação de mediadores inflamatórios, porém pode levar à acidose respiratória.

O que é o pulmão de Sara?

A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é definida, de acordo com a Conferência de Consenso Européia-Americana,(1) como uma síndrome de insuficiência respiratória de instalação aguda, caracterizada por infiltrado pulmonar bilateral à radiografia de tórax, ...

Como ajustar a ventilação mecânica?

- A VMI protetora poderá ser iniciada no modo VCV ou PCV com volume corrente igual 6ml/kg de peso predito e pressão de platô menor que 30cmH2O, com pressão de distensão (pressão de platô menos a PEEP) menor que 15cmH2O; - Ajustar a PEEP (níveis moderados a altos - sugere-se iniciar com 10 cmH2O) suficiente para manter ...

Como calcular a SARA?

Acute Respiratory Distress Syndrome....Use ventilação protetora:

  1. Volume corrente 6 ml/kg.
  2. FiO2 < 60%
  3. PEEP mínimo 5-8 cmH2O.
  4. “Driving pressure” ≤ 15 cmH20 → esse é conceito novo! A diferença entre a pressão inspiratória de platô e a PEEP não deve ultrapassar 15 cmH2O, para evitar trauma por volutrauma.

Como funciona a ventilação protetora?

  • Com a ventilação protetora, um pulmão sadio se mantém estável durante a ventilação. E para aqueles pulmões já acometidos pela síndrome do desconforto respiratório ou por outra patologia, a ventilação protetora não agrava o problema do paciente, representando um suporte respiratório mais seguro.

Qual é o modo de ventilação mecânica?

  • Esse modo de ventilação mecânica inclui ventilação com controle de pressão (VCP), ventilação com apoio de pressão (VSP) e várias modalidades não invasivas aplicadas por meio de máscara bem ajustada à face. Em todas essas modalidades, o ventilador fornece uma pressão inspiratória estabelecida.

Como funcionam os ventiladores mecânicos?

  • Ventiladores mecânicos são calibrados para fornecer um volume constante (ciclado por volume), uma pressão constante (ciclada por pressão), ou uma combinação de ambos a cada respiração.

Por que os modos de ventilação mantêm uma taxa respiratória mínima?

  • Modos de ventilação que mantêm uma taxa respiratória mínima independentemente de o paciente iniciar ou não uma respiração espontânea são denominados controle assistido (C/A).

Postagens relacionadas: