O que é o verbo na língua portuguesa?

Índice

O que é o verbo na língua portuguesa?

O que é o verbo na língua portuguesa?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva). ...

O que é um verbo exemplo?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

O que quer dizer a palavra verbo?

Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado.

O que é o verbo na frase?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Quais são os verbos na língua portuguesa?

É a partir destes paradigmas que desenvolvemos as flexões dos verbos regulares de acordo com tempo, modo, número e pessoa....Pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
AmarBeberPartir
Eu amaraEu beberaEu partira
Tu amarasTu beberasTu partiras
Ele amaraEle beberaEle partira

Quais os verbos em português?

Nesse contexto, eles variam em pessoa, em número, em tempo, em modo e em voz. Os verbos compõem a classe de palavras que mais se flexiona....Pessoa e número.
PessoaNúmero (singular)Número (plural)
1ª pessoaEu dançoNós dançamos
2ª pessoaTu dançasVós dançais
3ª pessoaEle/Ela dançaEles/Elas dançam

Qual o significado do verbo?

  • Verbo. Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: desejo (querer). O que caracteriza o verbo são as suas flexões, e não os seus possíveis significados. Observe que palavras como corrida, chuva e nascimento têm conteúdo muito próximo ao de alguns verbos mencionados ...

Quais são os verbos?

  • Os verbos são palavras que indicam acontecimentos, situando-os no tempo. Nesse contexto , eles variam em pessoa, em número, em tempo, em modo e em voz. Os verbos compõem a classe de palavras que mais se flexiona.

Quais são os verbos regulares?

  • Verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes - Os verbos são regulares quando a conjugação segue um radical (elemento básico de uma palavra): “cantar”, “vender”, “dividir”, etc. - Os verbos são irregulares quando passam por modificações no radical e/ou terminações, ao serem conjugados em algumas formas:

Quais são as conjugações?

  • São três as conjugações: c) Desinência modo-temporal: é o elemento que designa o tempo e o modo do verbo. Por exemplo: falá va mos (indica o pretérito imperfeito do indicativo.) fala sse (indica o pretérito imperfeito do subjuntivo.)

Postagens relacionadas: