O que fazer para aliviar a dor causada pela metástase óssea?

Índice

O que fazer para aliviar a dor causada pela metástase óssea?

O que fazer para aliviar a dor causada pela metástase óssea?

Os bisfosfonatos são úteis no tratamento das metástases ósseas por reduzir a dor óssea, retardar o dano ósseo causado pela doença, reduzir os níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia) e diminuir o risco de fraturas ósseas.

Como é a dor da metástase óssea?

A dor óssea é geralmente o primeiro sintoma de que o câncer se disseminou para o osso. A dor tende a ser pior à noite e pode melhorar com o movimento. Com o tempo, pode se tornar constante, podendo piorar quando a pessoa faz qualquer atividade. É importante comunicar seu médico, imediatamente, sobre qualquer nova dor.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com metástase óssea?

Uma vez que o câncer foi para os ossos, raramente pode ser curado, mas dispomos de tratamentos variados para impedir/ retardar a evolução da doença. O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).

Qual o sintoma da metastase?

Sintomas de metástase Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar, no caso de metástases nos pulmões; Dor de cabeça intensa e constante, convulsões ou tonturas frequentes, no caso de metástases cerebrais; Pele e olhos amarelados ou inchaço da barriga, no caso de afetar o fígado.

Quais os sintomas de metástase?

Principais sintomas da metástase:

  • Metástase nos ossos: fraturas e dores;
  • Metástase no fígado: indisposição, icterícia, dor abdominal;
  • Metástase nos pulmões: tosse, falta de ar e cansaço;
  • Metástase no cérebro: dor de cabeça e déficit motor;

Como acabar com a metástase óssea?

  • O crânio, as costelas, o quadril ou o ombro são as partes do esqueleto mais atingidas. E, sem tratamento adequado, a metástase óssea pode terminar em fraturas.

Como administrar a radioterapia para metástases ósseas?

  • A radioterapia para metástases ósseas pode ser administrada em 1 ou 2 doses maiores ou em doses menores fracionadas em 5 a 10 sessões, o que resultaria uma dose total um pouco maior. Ambos os esquemas têm o objetivo de aliviar a dor.

Quais são os testes utilizados para a detecção de metástases ósseas?

  • Entre os testes utilizados para a detecção de metástases ósseas estão: Radiografia – é o primeiro exame realizado, mas nas fases iniciais não mostra alterações ósseas. Em fases posteriores, se é formada uma massa podemos ver uma área clara e estendida, enquanto uma metástase óssea osteolitica torna-se mais escura na radiografia.

Como ocorre a metástase óssea na próstata?

  • A metástase óssea costuma ocorrer mais frequentemente nas Vértebras, 69 % dos casos, Pélvis, 41 %; Fêmur, 25% e Costelas, 25 %. Nos casos mais específicos, o câncer de mama causa metástase óssea mais frequentemente na bacia, costela, fêmur e úmero; nos casos de câncer de próstata os mais comuns são bacia e lombar.

Postagens relacionadas: