O que significa a palavra Chianti?

Índice

O que significa a palavra Chianti?

O que significa a palavra Chianti?

Significado de Chianti substantivo masculino Denominação dos vinhos tintos algo ásperos e ácidos, quando jovens, produzidos na região vitivinícola de Chianti, na Toscana (Itália).

Como é feito o vinho Chianti?

Chianti é um vinho tinto italiano produzido na região da Toscana. É um vinho tinto seco, com notas de fruta muito concentrada e é produzido com as uvas Sangiovese (predominante) e Canaiolo, ambas tintas, e as brancas Trebbiano e Malvásia.

O que significa a sigla DOCG?

DOCG – Denominazione di Origine Controllata e Garantita.

Onde é produzido o vinho Chianti?

A clássica Toscana está localizada no centro da Itália e, no centro da Toscana, entre Florença, Siena e Arezzo, está Chianti – uma região encantadora e repleta de colinas.

Quando começou a história do vinho de Chianti?

  • As primeiras documentações que tratam do vinho de Chianti remontam a 1398 e o descrevem como um vinho branco vendido pelo comerciante Francesco di Marco Datini.

Por que o Chianti é um vinho de guarda?

  • O Chianti combina bem com comidas leves e seus sabores e aromas de violeta e cereja são impressionantes. O Chianti não é exatamente um vinho de guarda mas pode manter suas caracteristicas por longos anos desde que bem armazenado.

Qual a origem do nome Chianti?

  • A origem do nome Chianti é incerta. Para alguns, ela vem de clangor, que nada mais é do que o som dos instrumentos metálicos, mais especificamente das trombetas. No entanto, também pode designar o atrito entre objetos de metal, como espadas.

Como é produzido o Chianti?

  • É um vinho tinto seco, com notas de fruta muito concentrada e é produzido com as uvas Sangiovese (predominante) e Canaiolo, ambas tintas, e as brancas Trebbiano e Malvásia. O Chianti combina bem com comidas leves e seus sabores e aromas de violeta e cereja são impressionantes.

Postagens relacionadas: