Qual a diferença de alteridade e identidade de exemplos?

Índice

Qual a diferença de alteridade e identidade de exemplos?

Qual a diferença de alteridade e identidade de exemplos?

Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de um indivíduo, podendo falar-se de uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal. ... Ou seja, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contacto com o outro, surgindo assim o conceito de Alteridade.

Qual é o significado da alteridade?

  • Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia.. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.

Qual a importância da alteridade?

  • Alteridade é, antes de tudo, respeito à individualidade, ao pluralismo; é a aceitação do outro sem preconceitos, sem imposição ou sem isolamento, enfim, não há que existir julgamento prévio da conduta do outro, por alguém que se julga superior. Entender e praticar alteridade são posturas de fundamental importância, no momento atual.

Como reconhecer a alteridade?

  • Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia. Veja também: Desigualdade social – um dos resultados da falta de alteridade no âmbito social

Por que a alteridade é uma prática?

  • Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Postagens relacionadas: