Para que serve a tira ou tirinha?

Índice

Para que serve a tira ou tirinha?

Para que serve a tira ou tirinha?

A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido àfalta de espaço nos jornais para a publicação de passatempos. O nome “tirinha” remete ao formato do texto, que parece um “recorte” de jornal.

Para que serve as tiras?

Tirinhas são textos mistos (palavras + imagens) ou simplesmente textos não verbais (só imagens) com a função de fazer humor, criticar ou ironizar.

O que causa o humor na tirinha?

Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.

O que caracteriza a charge é a tirinha como gêneros textuais?

c) Assim como nas charges, as tirinhas apresentam uma linguagem permeada pelo bom humor, aliando as linguagens verbal e não verbal para a construção de sentidos do texto. ... As charges e as tirinhas constituem possibilidades próprias de linguagem, por isso, são consideradas gêneros textuais.

Qual a definição das tirinhas?

  • Tirinha – Definição e exemplo As tirinhas são como histórias em quadrinhos, porém, mais curtas. Geralmente essa sequência de quadrinhos faz críticas sociais e são publicadas com regularidade. Elas podem estar presentes em revistas, jornais, sites, mídias sociais, entre outros.

Qual a tirinha de quadrinhos?

  • A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

Qual a largura das tiras?

  • A princípio, as tiras tinham uma diagramação padrão de 30 cm de largura por 10 cm de altura. Porém, com o tempo, muitos desenhistas ousaram bastante e produziram tiras muito criativas com diagramação diversificada. É comum encontrarmos tiras na vertical, bem como com um número de quadros superior a seis, ou mesmo desalinhadas.

Postagens relacionadas: