O que é uma energia nuclear?

Índice

O que é uma energia nuclear?

O que é uma energia nuclear?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Qual é a função da energia nuclear?

A tecnologia nuclear tem como uma das principais finalidades gerar energia elétrica. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando uma turbina a vapor acoplada a um gerador.

Quais são as vantagens de uma usina nuclear?

Vantagens

  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

O que é e como funciona a energia nuclear?

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear.

Quais os tipos de energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Para que a energia nuclear é utilizada?

Inicialmente, a Energia Nuclear foi utilizada para fins militares, gerando experiências catastróficas como em Hiroshima e Nagasaki. Entretanto, atualmente, esse tipo de energia vem sendo utilizada, principalmente, para fins pacíficos. ... Na medicina, a tecnologia nuclear é utilizada na cura ou prevenção de câncer.

Qual é o significado da energia nuclear?

  • Significado de Energia nuclear. Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Quais são as principais reservas da energia nuclear?

  • As principais reservas estão na Índia, Austrália e Cazaquistão. Entretanto, os riscos da utilização da energia nuclear são imensos. Além de sua utilização para fins não pacíficos, como a produção de bomba atômica, os resíduos gerados pela produção desta energia representam um perigo para a humanidade.

Quais as formas de reações nucleares?

  • Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.

Por que a economia das plantas nucleares é controversa?

  • A economia das novas plantas nucleares é um tópico controverso, visto que existem visões divergentes sobre o mesmo, e investimentos multibilionários dependem da escolha desta dentre as outras fonte de energia.

Postagens relacionadas: