O que é um útero com miométrio heterogêneo?

Índice

O que é um útero com miométrio heterogêneo?

O que é um útero com miométrio heterogêneo?

Útero com textura miometrial heterogênea é um miométrio (musculatura uterina) que não é uniforme em toda a sua extensão, o que pode sugerir a presença de mioma ou adenomiose.

O que é textura sónica heterogênea?

Miométrio heterogêneo é um miométrio que não é uniforme em toda a sua extensão, o que sugere a presença de mioma ou adenomiose. O miométrio é a camada mais grossa do útero, formada por músculos, enquanto que o endométrio (camada interna) e o perimétrio (camada externa) são bem mais finos.

Por que o útero é heterogêneo?

  • O útero heterogêneo quer dizer que o músculo do útero não está uniforme ou homogêneo. Algumas patologias podem cursar com o músculo heterogêneo como adenomiose, miomas, doença inflamatória pélvica, etc. Converse com o seu médico.

Por que um útero aumentado pode causar grandes complicações na saúde?

  • Ainda que um útero aumentado não origine grandes complicações na saúde, os fatores responsáveis pela sua origem podem revelar-se extremamente perigosos e prejudiciais. Por exemplo: para além da dor e do desconforto associados aos fibromas, estes tumores podem reduzir a fertilidade da mulher e causar problemas durante a gravidez.

Como é o diagnóstico do útero aumentado?

  • O diagnóstico do útero aumentado é normalmente realizado incidentalmente. Por vezes o médico detecta o problema na sequência de um exame pélvico de rotina. A condição também pode ser identificada no decurso do tratamento de sintomas como a menstruação anormal.

Será que o útero pode aumentar de tamanho?

  • Se houver presença de tecido endometrial de forma difusa pelo miométrio, o útero pode aumentar de tamanho, chegando a ter o volume semelhante ao de uma gravidez de 11 ou 12 semanas. Dor e uma pequena distensão da região inferior do abdômen são sintomas possíveis.

Postagens relacionadas: