Qual é o objetivo da ECF?

Índice

Qual é o objetivo da ECF?

Qual é o objetivo da ECF?

A ECF tem o intuito de interligar dados contábeis e informações fiscais referentes à apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). ... Com a ECF, o Fisco possui um número maior de informações disponíveis.

O que é a ECF?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped ...

Quem precisa entregar ECF?

Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, devem obrigatoriamente entregar a ECF até o último dia útil do mês de julho: Lucro Real, Presumido e Arbitrado; Imunes e Isentas; Sociedades em Conta de Participação (SCP);

Como funciona o ECF?

O Sped ECF ( Escrituração Contábil Fiscal ) é uma obrigação acessória integrante do projeto SPED da Receita Federal. Ele tem o objetivo de interligar os dados contábeis e fiscais que se referem à apuração do IRPJ e da CSLL.

Quem está dispensado de entregar ECF?

Quem está dispensado da entrega da ECF? A obrigatoriedade à ECF não se aplica: às pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional; aos órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas; e.

Qual o objetivo da ECF?

  • O objetivo principal da ECF é de cruzar os dados contábeis e fiscais referentes à apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), aumentando a eficácia do processo de fiscalização através do cruzamento de dados digitais.

Qual o papel do ECF para as empresas?

  • Para as empresas, o ECF tem um papel de extrema importância na hora de comprovar as transações comerciais. Como esse equipamento é responsável por registrar as vendas e prestações de serviços, ele é fundamental para a prestação de contas junto a órgãos fiscalizadores, como a SEFAZ.

Como será o controle da ECF?

  • Na ECF haverá preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs). Todos os saldos informados nesses livros também serão controlados e, no caso da parte B, haverá o batimento de saldos de um ano para outro.

Qual o prazo para a entrega da ECF?

  • Porém, para fazer o pedido, é necessário comprovar tais créditos e, portanto, já ter realizado a entrega de todas as obrigações, entre elas a ECF, demonstrando a base creditória. Isso significa que a compensação ou restituição dos tributos somente pode ocorrer a partir de agosto, uma vez que o prazo final da entrega da ECF é em 31 de julho.

Postagens relacionadas: