O que Paulo Freire fala sobre o EJA?

O que Paulo Freire fala sobre o EJA?

O que Paulo Freire fala sobre o EJA?

Paulo Freire precursor da educação de jovens e adultos defende que o conhecimento através da educação é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político .

Qual foi a contribuição de Paulo Freire para a EJA?

A influência de Paulo Freire na modalidade da Educação de Jovens e Adultos é extremamente rica e positiva, devido à metodologia criada por ele, a qual permite a ligação do educando com o mundo em que vive, sem causar no aluno a sensação de que se encontra fora dele.

Qual é o papel da EJA no Brasil?

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal pela Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Ela tem o intuito de dar acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.

Como Paulo Freire Alfabetizava?

Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Como deve ser a escolarização na EJA?

O aluno da EJA precisa de autonomia, essa autonomia o professor pode dar ou tirar desse aluno, sendo assim todo e qualquer trabalho docente necessita de reflexão, é preciso pensar diariamente no trabalho que está sendo exercido, se realmente está contribuindo para formação do educando.

Quais foram as contribuições de Paulo Freire?

Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.

Qual a importância da EJA para a sociedade?

A Educação de Jovens e Adultos não é apenas um direito para quem não concluiu o ensino básico, é mais do que alfabetizar, a EJA é dar às pessoas, independentemente da idade, a oportunidade de desenvolver seu potencial. É tornar mais próximo da realidade da sociedade os valores igualdade e liberdade.

Como está a EJA nos dias atuais?

Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. ... O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando.

Qual é a proposta de sistema educacional de Paulo Freire?

Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).

Qual a concepção de Paulo Freire para jovens e adultos?

  • E a através do artigo A concepção de educação de Paulo Freire para "jovens e adultos" do Joger Elissander Novato Balbino a pesquisa realizada é bibliográfica.

Quem é Paulo Freire?

  • Paulo Freire Recife, Brazil O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Paulo Freire () foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.

Quais são as contribuições de Paulo Freire?

  • Sendo um dos mais importantes teóricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as contribuições de Paulo Freire são percebidas até os dias atuais.

Qual a concepção da EJA?

  • Adultos (EJA). Essa concepção insere-se no universo da educação Popular que é, certamente, a maior contribuição da América Latina ao pensamento pedagógico mundial. Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou

Postagens relacionadas: