O que não se pode fazer depois de um ebó?

Índice

O que não se pode fazer depois de um ebó?

O que não se pode fazer depois de um ebó?

Geralmente com a comida e bebida preferidas do òrìsà e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes. Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai.

Para que Serve o ebó de 9?

O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.

O que acontece quando se quebra o preceito?

Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.

Quanto tempo leva para um ebó fazer efeito?

Uma semana e nada acontece. A essa altura muitos de nós, preenchidos por nosso imediatismo, perdemos a fé no ebó. Se mais uma semana se passar, perderemos a confiança em nosso Bàbálòrisá/Ìyálòrisá, e se mais 15 dias se passarem teremos certeza que Orixá nem sabe que existimos, ou, quem sabe, que ele nem exista mesmo.

Quais são os benefícios de um ebó?

  • Segundo Abímbọ́lá, todo conflito no cosmo Yorùbá pode ser eventualmente resolvido através do uso do ebó. O sacrifício é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia. Quatro coisas são importantes para a eficácia de um ebó .

Qual o significado da palavra ebó?

  • O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda e as vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é uma comida ou sangue. A palavra ebó – significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue.

Quais são os tipos de ebó?

  • Os itens normalmente se compõem de elementos como frutas frescas, cereais, água, bebidas destiladas, mel, azeite; além disso, o ebó pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios, ervas e etc. Alguns tipos de ebó são preparados, ritualizados e colocados dentro de casa e outros devem ser ritualizados e colocados no tempo.

Quais são os itens comestíveis do ebó?

  • Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso o ebó (ẹbọ) pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas. Alguns tipos de ebósão colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo.

Postagens relacionadas: