Quais são os cuidados de enfermagem aos pacientes vítimas de TRM?

Quais são os cuidados de enfermagem aos pacientes vítimas de TRM?

Quais são os cuidados de enfermagem aos pacientes vítimas de TRM?

O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...

Qual o mecanismo de morte mais comum em um paciente com TRM?

Segundo Plaza et al, 2012, o mecanismo mais comum do TRM é o tipo compressivo-contusivo, no qual o deslocamento/fratura/mutilação dos elementos da coluna Page 4 NUNES, D. M.; MORAIS, C. R.; FERREIRA, C. G. Getec, v.6, n.13, p.87- 90 vertebral, como fragmentos ósseos, discos e ligamentos, transmite a energia ...

Qual o tratamento para trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

Quais as complicações do trauma raquimedular?

As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.

Quais os mecanismos de trauma do TRM?

Há quatro mecanismos de lesão primária relacionados ao trauma raquimedular: o impacto associado à compressão persistente ocasionada por ruptura do disco intervertebral, fragmentos ósseos e fraturas com deslocamento, que são mecanismos bastante comuns; impacto associado à compressão transitória, como nos casos de ...

Quais os tipos de trauma raquimedular?

Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.

O que pode causar trauma raquimedular?

Acidentes automobilísticos, queda de altu- ra, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular.

Como realizar o fortalecimento do TRM?

  • O fortalecimento deve ser realizado em conjunto com exercícios proprioceptivos, com intuito de promover a neuroplasticidade, principal mecanismo de reabilitação dos pacientes que sofreram TRM. As junções neuromusculares no TRM são fortemente acometidas, e devem ser levadas em consideração no momento da reabilitação da fase crônica da lesão.

Quando ocorre a transição da fase crônica do TRM?

  • Após a transição da fase de choque medular para a fase crônica do TRM, o paciente recupera parcialmente ou totalmente o nível de consciência e começa a se estabilizar clinicamente e hemodinamicamente.

Qual a incidência de TRM nos EUA?

  • (Monteiro e Castro 2002) Segundo Machado e Neto (2003) nos EUA a incidência de TRM é de aproximadamente 10.000 casos novos por ano. A mortalidade no TRM isolado é de 5 a 7%, elevando-se para 20% quando associado a outras lesões traumáticas.

Como foi incluída esta teoria no diagnóstico de enfermagem?

  • A esta teoria foi incluída o diagnostico da Associação Norte Americana dos Diagnósticos de Enfermagem (NANDA) por "desenvolver um sistema de classificação dos diagnósticos que propõe a universalização dos problemas encontrados nos clientes pelos enfermeiros e das varias definições citadas na literatura".

Postagens relacionadas: