O que significa dizer que um patrimônio é tombado?

Índice

O que significa dizer que um patrimônio é tombado?

O que significa dizer que um patrimônio é tombado?

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.

Quando é que uma cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico e cultural da Humanidade?

Um bem histórico é tombado quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum poder público (federal, estadual ou municipal) através de seus respectivos órgãos de patrimônio. O conceito de tombamento é comum em muitos países.

Qual a origem da palavra tombamento?

  • A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica.

Como pode ser feito o tombamento?

  • Topo :. O Tombamento pode ser feito pela União, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura - CPC, ou pelas administrações municipais que dispuserem de leis específicas.

Quais são as medidas de tombamento?

  • É por meio das medidas de tombamento que é possível a realização de transações comerciais e eventuais modificações que sejam previamente autorizadas pelo governo federal, além também de auxílio técnico do órgão competente. O processo é o conjunto de documentos que constitui a fundamentação teórica que justifica o tombamento.

Por que os imóveis são tombados?

  • Alguns preferem pelo charme de remeter ao passado, outros pela elegância na arquitetura, amplo espaço ou pela boa localização. A questão é que muitos deles foram tombados ou estão em processo para se tornar um patrimônio devido à sua importância histórica e diversos cuidados devem ser tomados, inclusive para evitar processos judiciais.

Postagens relacionadas: