O que diz a lei da improbidade administrativa?

Índice

O que diz a lei da improbidade administrativa?

O que diz a lei da improbidade administrativa?

Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

Quais são os atos de improbidade administrativa?

A Lei 8.429, sancionada em 2 de junho de 1992 pelo então presidente Fernando Collor de Melo, prevê os atos característicos de improbidade administrativa. ... Alguns dos quais, elencados pela lei, são o dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos.

Quais são as três principais espécies de ato de improbidade administrativa previstos na lei 8.429 92?

2.1. 8.429/92 são as seguintes: (a) perda de bens; (b) perda da função pública; (c) suspensão temporária dos direitos políticos; (d) pagamento de multa civil; (e) ressarcimento do dano; (f) proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

Quais os crimes que são considerados hediondos?

Art. 1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art. 213, caput e sua combinação com o art. 223, caput e parágrafo único), ...

O que é ato de improbidade do empregado?

Improbidade, regra geral, é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc.

Quando o crime de roubo é considerado hediondo?

Mediante o exposto, conclui-se que, em regra ,o crime de roubo em si não é considerado como sendo hediondo, porém ele passa a entrar nessa categoria quando é cometido restringindo a liberdade da vítima, cometido com o emprego de arma de fogo, resultando em lesão corporal grave ou resultando em morte.

Postagens relacionadas: