O que são as Comissões Intergestores CIB CIT é CIR?

Índice

O que são as Comissões Intergestores CIB CIT é CIR?

O que são as Comissões Intergestores CIB CIT é CIR?

As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo: I - a CIT, no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais; II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual ...

O que é CIB e CIT?

Comissões Interfederativas Em âmbito nacional é instituída a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e estadual a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O que é o CIB?

Comissão Intergestores Bipartite A CIB constitui-se como espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Quais são as comissões intersetoriais do SUS?

Saiba quem integra as comissões intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde

  • Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias, IST-AIDS; TB; Hanseníase e Hepatites Virais.
  • Alimentação e Nutrição.
  • Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência.
  • Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida – Criança, Adolescente, Adulto e Idoso.

O que é CIR na saúde?

A Comissão Intergestores Regional (CIR), como lócus de governança regional, configura o espaço de pactuação, cooperação e fortalecimento da região de saúde. O artigo objetivou identificar como a regulação da oferta de serviços especializados é abordada nos debates da CIR e quais os principais encaminhamentos.

O que significa a sigla CIB?

Comissão Intergestores Bipartite (CIB) É constituída (em nível estadual) paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

O que é o CIT?

A CIT é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. Ela negocia e pactua sobre aspectos operacionais da gestão do Suas e, para isso, mantém contato permanente com a CIB, de modo a garantir a troca de informações sobre o processo de descentralização.

Postagens relacionadas: