O que é oxidação no ser humano?

Índice

O que é oxidação no ser humano?

O que é oxidação no ser humano?

A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células.

Como ocorre a oxidação?

  • No âmbito da bioquímica, a oxidação ocorre em ácidos graxos, glicose, aminoácidos, etc. Oxidação e redução. A oxidação é o processo inverso da redução.

Qual o elemento responsável pela oxidação?

  • O elemento responsável pela oxidação é reconhecido como oxidante. Quando um composto químico perde elétrons (sofre oxidação), o seu número de oxidação (NOX) aumenta. Um dos fenômenos mais importantes de oxidação é a combustão, presente em processos biológicos como a fermentação e respiração, onde ocorre libertação de energia.

Quais os fenômenos de oxidação?

  • Quando um composto químico perde elétrons (sofre oxidação), o seu número de oxidação (NOX) aumenta. Um dos fenômenos mais importantes de oxidação é a combustão, presente em processos biológicos como a fermentação e respiração, onde ocorre libertação de energia. No âmbito da bioquímica, a oxidação ocorre em ácidos graxos, glicose, aminoácidos, etc.

Qual a relação entre oxidação e redução?

  • Oxidação e redução. A oxidação é o processo inverso da redução. O agente oxidante é aquele que causa a oxidação e sofre redução, enquanto o agente redutor causa a redução e sofre oxidação. Na oxidação, o elemento perde elétrons e o número de oxidação aumenta.

Postagens relacionadas: