O quê Objetificar?

Índice

O quê Objetificar?

O quê Objetificar?

verbo transitivo direto Atribuir ao ser humano a natureza de um objeto, tratando-o como objeto, como coisa; coisificar: objetificar o corpo feminino em campanhas publicitárias.

Quando surgiu a objetificação da mulher?

As mulheres já lutam contra a objetificação há anos. Para se ter um exemplo, em 1968 surgiu nos Estados Unidos o Movimento de Libertação Feminina que, na época, se manifestou contra atitudes e ações que colocavam as mulheres em patamar de objeto, como os concursos de misses.

O que é Auto-objetificação?

A auto-objetificação consiste na internalização do olhar externo sobre o próprio corpo, ocorrendo a partir das experiências de objetificação sexual do indivíduo na sociedade.

Qual a consequência da objetificação do homem?

  • Uma das consequências é a objetificação do homem. No lugar de pensar em pessoas com nomes e sobrenomes ou em seres humanos que sentem e sofrem o homem é considerado como algo abstrato, como se fosse uma coisa. Em outras palavras, a objetificação consiste em transformar um sujeito em um objeto.

Como identificar a objetificação feminina?

  • Identificando esse comportamento e alertando os envolvidos, tanto aqueles que estão tratando-a como objeto, quanto a vítima. Sempre que possível, procure utilizar um tom educativo e informativo, a fim de conscientizar. Conscientizar está relacionado à identificação da objetificação feminina.

Por que as mulheres estão em ambientes de objetificação?

  • Mulheres que vivem em ambientes de objetificação tendem a se auto-objetificar e também a objetificar outras mulheres, sofrendo, assim, danos de autoestima e de socialização. Em pesquisa publicada na Psychological Science em 2013, sugeriu-se que mulheres que apresentam altos níveis de auto-objetificação tendem a ser menos ativas socialmente.

Quais as consequências da objetificação do corpo feminino?

  • A objetificação do corpo feminino tem várias consequências danosas. A primeira delas é a estereotipação da mulher e o estabelecimento de padrões estéticos irreais. Uma vez que o julgamento inicial de uma pessoa se dá pela aparência, existe uma expectativa do que é bom ou ruim, certo ou errado e, consequentemente, a exclusão e depreciação de ...

Postagens relacionadas: