Quais os efeitos de uma gravidez precoce para a vida de uma adolescente como a Psicologia pode intervir nesse contexto?

Quais os efeitos de uma gravidez precoce para a vida de uma adolescente como a Psicologia pode intervir nesse contexto?

Quais os efeitos de uma gravidez precoce para a vida de uma adolescente como a Psicologia pode intervir nesse contexto?

Algumas pesquisas sugerem que filhos de adolescentes, mostram atraso no desenvolvimento, maior proporção de problemas psicológicos, além de deficiência de crescimento, maior morbidade e mortalidade infantil, quando comparados a filhos de mulheres adultas.

Como a gravidez na adolescência pode afetar o projeto de vida?

Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.

Quais as principais consequências da gravidez na adolescência?

A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.

Por que a gravidez na adolescência é considerada de alto risco Cite suas consequências individuais e sociais?

Quanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou ...

Quais fatores contribuem para os riscos psicossociais numa gestação ainda na adolescência?

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 1) Baixa escolaridade da adolescente; 2) Abandono escolar por parte da adolescente; 3) Idade precoce para o namoro; 4) Idade precoce para a primeira relação sexual; 5) Relacionamento duradouro; 6) Baixas condições socioeconômicas; 7) Falta de orientação sexual; 8) ...

Quais são os efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência?

Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida. Uma pesquisa publicada pela JAMA Pediatrics afirma que sintomas depressivos e/ou ansiosos das mães influenciam diretamente a densidade da substância branca das crianças.

Por que alguns adolescentes engravidam nessa fase é falta de informação essa gravidez e desejada planejada?

O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

O que acontece na gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.

Qual é a gravidez na adolescência?

  • Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo: 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos; no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho;

Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?

  • Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas.

Qual é a adolescência?

  • A adolescência é a fase de transição da infância para a vida adulta, compreendendo o período de 12 a 19 anos.

Quais são os nascimentos de meninas na adolescência?

  • Dados de 2011 mostram que o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo 533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos e 27.785 nascidos de meninas de 10 e 14 anos. Vale salientar ainda que cerca de 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.

Postagens relacionadas: